Educação - Terça-feira, 21 de Novembro de 2023

Professores de Paraguaçu Paulista participam do Programa Turismo na Escola

O itinerário formativo foi dividido em dez encontros com três horas de duração, sendo dois deles presenciais.

Professores de Paraguaçu Paulista participam do Programa Turismo na Escola

O curso, uma parceria do SENAC/SP com a APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), aconteceu entre março e outubro de 2023. Ao todo, quatro profissionais da Educação e um representante do Turismo de Paraguaçu Paulista participaram da segunda turma do Programa Turismo na Escola.

Em formato híbrido, a capacitação de 30 horas foi organizada e ministrada pela Profa. Valéria Andrade de Thomaz, docente do Senac/Jundiaí, mestre em Turismo pela EACH/USP.
O itinerário formativo foi dividido em dez encontros com três horas de duração, sendo dois deles presenciais: uma visita técnica a um atrativo turístico e o encerramento, com a realização de um Fórum entre os participantes, na sede do Senac/Jundiaí. No caso da turma de Paraguaçu, a visita técnica foi realizada em Brotas (SP), no mês de maio.
Para a docente Valéria Thomaz, “O foco principal do Programa é capacitar professores e educadores da rede municipal de ensino, promovendo a integração do currículo da BNCC com o contexto do turismo local, num propósito de construir experiências, vivências e projetos que promovam identidade, valorização cultural e o desenvolvimento sustentável nos municípios turísticos”.

Para o Departamento de Educação, “Este trabalho é uma continuidade do processo de transformação que Paraguaçu Paulista busca na área do turismo, pois a cidade possui atrativos e locais de visitação, que, às vezes, nem mesmo a própria população conhece. Por isso, a ação do Senac-SP foi pensada para alcançar, impactar os alunos, enquanto verdadeiros agentes multiplicadores, favorecendo ainda mais o potencial turístico do município”.
O trabalho final da equipe de Paraguaçu Paulista resultou numa proposta-piloto de formação de pequenos monitores, em que alunos da EMEF Prof. Antônio Mazzei passaram por um período de formação, inicialmente na própria escola e, após, com visitas a pontos turísticos de Paraguaçu Paulista, tendo a oportunidade de se aproximarem de riquezas a serem exploradas, conhecendo e/ou revisitando curiosidades e lugares. Para a professora Sandra Pereira Tota, que atua na EMEI Dona Cota e participou da formação, “Tudo para eles foi uma descoberta, uma novidade. É fantástico o trabalho no processo de pertencimento com as crianças”.
Em ações como essa, os Departamentos de Educação e de Turismo e Cultura trabalham em conjunto, empenhados em destacar a importância do turismo como gerador de empregos e renda, numa perspectiva que incentiva as pessoas a compreenderem e se apropriarem do próprio município.

Fonte: Departamento de Educação

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista