Educação - Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023

Parceria entre Prefeitura de Paraguaçu Paulista e SESI levará ensino de robótica para escolas municipais

Na manhã desta terça-feira (22/08), representantes da Educação Municipal e do SESI-SP reuniram-se para as tratativas finais antes da assinatura do acordo de cooperação para a implantação do Programa Robótica Educacional nas escolas municipais.

No contraturno, alunos da rede municipal de ensino participarão, gratuitamente, de uma ação inédita. O curso será voltado a estudantes na faixa de 8 a 11 anos (turmas kids) e de 12 a 15 anos (turmas teens). O programa-piloto no município contemplará, inicialmente, cerca de 500 alunos.

Em encontros presenciais, serão explorados conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. O curso será ministrado por um profissional do SESI nos Laboratórios de Informática das escolas municipais.

Para Paula Renata Bertho, diretora da Educação Municipal, “Do início do mandato até agora, a gestão do prefeito Antian está trabalhando para renovar o parque tecnológico da Educação e investiu, até o momento, mais de 500 mil reais na aquisição de computadores para as escolas. Em dois anos, foram compradas mais de 130 novas máquinas. Como já conseguimos estruturar melhor nossas escolas, agora, numa ação coordenada para fortalecer a Educação Municipal e ampliar os horizontes dos nossos alunos, formando futuras gerações de inovadores, o momento é de firmar parcerias e gerar oportunidades. Para isso, o programa de robótica do SESI chega para somar, promovendo o conhecimento científico e tecnológico, estimulando a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolvendo habilidades múltiplas nos estudantes”.

O SESI (Serviço Social da Indústria) é referência no uso da robótica na educação. Para o desenvolvimento das atividades práticas, os estudantes vão aprender a manusear um editor de programação por blocos (software Microsoft MakeCode) e criar projetos na placa processadora Micro:bit.

Vanessa Carla Stefanine Sapucaia, coordenadora de Relação com a Indústria e Comunidade do SESI-Marília, presente na reunião, destaca que “A Robótica Educacional é uma importante aliada enquanto ferramenta estratégica para o ensino. O curso envolve propostas de atividades de investigação, análise e prototipagem de projetos, além de ampliar as oportunidades dos estudantes de aplicar e criar tecnologias para facilitar ou melhorar a vida humana, gerando pertencimento, propósito, engajamento e potência diante do mundo”.

As inscrições serão exclusivamente online e os links estarão disponíveis em breve.

Nesta ação-piloto, as faixas etárias e as modalidades atendidas estão sendo definidas em conjunto pelo Departamento de Educação e a gerência do SESI-SP.

Fonte: Departamento de Educação

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista