Saúde - Segunda-feira, 10 de Abril de 2023

Paraguaçu Paulista inicia a Campanha de Vacinação contra a gripe em todas as Unidades de Saúde

Grupos prioritários podem receber a imunização.

Teve início nesta segunda-feira, dia 10, a campanha de vacinação contra gripe influenza. Diferente das últimas edições, a estratégia este ano está recomendada como de etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos prioritários. A meta é vacinar 90% das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

A enfermeira Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Diala Savian Wegner, explica que todas as Unidades de Saúde já estão abastecidas com as doses da vacina, basta comparecer levando a carteirinha de vacinação. Ela explicou também que a vacina contra a gripe e Bivalente contra a Covid-19, podem ser aplicadas juntas, ou com intervalo de 15 dias uma da outra.

“A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explica a enfermeira.

GRUPOS PRIORITÁRIOS:

- crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

-trabalhadores da saúde;

-gestante e puérpera;

-professores;

-pessoas com 60 anos ou mais;

-profissionais das forças armadas/salvamento/segurança (guardas municipais, policiais, bombeiros);

-pessoas com deficiência permanente;

-caminhoneiros;

-pessoas com doenças cronicas;

-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;

-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista