Saúde - Quarta-feira, 05 de Abril de 2023

“Esse projeto mudou completamente a minha vida”, afirma Rosinha, participante do Esporte Melhora a Idade

Aos 76 anos, ela convive com uma leucemia e acredita no poder da atividade física como fator importante para sua qualidade de vida.

Desde que foi iniciado em Paraguaçu Paulista o projeto ‘Esporte Melhora a Idade’ vem fazendo a diferença na vida de muitos paraguaçuenses. A iniciativa alia saúde e esporte, promovendo atividades físicas para pessoas idosas que fazem acompanhamento no SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, entre outras.

No total, são 144 pessoas atendidas todos os dias, em vários núcleos, e que vem tendo melhora em sua qualidade de vida.

A dona Rosa Brás Quinhoneiro, de 76 anos, é uma das participantes do projeto. Em 2017 ela descobriu uma leucemia e por conta disso, esteve a um passo de desenvolver uma depressão. “O médico disse que a doença já estava muito avançada, que eu não tinha como reverter esse quadro”, explicou.

Para não se deixar abater, a Rosinha, como é carinhosamente conhecida em Paraguaçu, se jogou de corpo e alma às atividades físicas e hoje leva uma vida ativa, apesar do tratamento médico, sendo uma das alunas mais aplicadas do projeto.

“É um projeto maravilhoso, que mudou completamente a minha vida”, destacou.

Além de participar do ‘Esporte Melhora a Idade’, Rosinha também faz aulas de zumba e mantém participação ativa em grupos voltados ao bem-estar dos idosos, sendo frequentadora também do CCI e presidente do Conselho Municipal do Idoso.

“Enquanto minhas pernas aguentarem, estou firme e forte, eu quero ser útil até o dia que Deus quiser”, finalizou.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista