Saúde - Quarta-feira, 22 de Março de 2023

Semana de Combate às Arboviroses: Departamento de Saúde intensifica trabalho de conscientização em Paraguaçu

Iniciativa tem o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, através do Departamento de Saúde e da Vigilância em Saúde, realiza nesta semana uma série de ações que fazem parte da Semana de Mobilização Social para Combate as Arboviroses no Estado de São Paulo, que acontece entre os dias 20 e 25 de março.
A iniciativa tem o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
O Diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, destacou que todos devemos estar com o sinal de alerta ligado.
" A dengue esta aí, batendo a nossa porta. E nós temos que agir rápido contra ela. Nossa equipe de combate as endemias estão nas ruas fazendo as visitas, orientando a população, eliminando criadouros, fazendo o trabalho focal. Mas tudo isso se torna pouco se cada morador não fizer a sua parte, essa não é uma luta de um só, é uma luta de todos", disse.
Uma grande preocupação da equipe é a questão do grande volume de chuvas e o calor intenso, o que favorece a proliferação do vetor.
Como combater
- O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou fure o mesmo para evitar acúmulo de água;
- É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
- Descarte pneus usados em locais autorizados;
- Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;
- Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.
Ao apresentar os sinais e sintomas de dengue, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista