Administração - Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Paraguaçu Paulista terá Projeto Rede de Proteção dos Animais

Poder público e grupos voluntários abraçam de vez a luta pela proteção dos animais em situação de abandono e maus tratos Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva 25/05/2018 Em Paraguaçu Paulista, tanto o poder público quanto os grupos voluntários abraçaram de vez a luta pela proteção dos animais em situação de abandono e maus tratos no município. O principal motivo do abandono e maus tratos de animais é a falta de sensibilidade, tanto dos que praticam essas ações, quanto daqueles que presenciam e não denunciam. Tem sido um desafio para o poder público conscientizar a população que o abandono e maus tratos de animais é crime previsto em lei, e que aqueles que têm conhecimento desse tipo de crime são a principal arma para coibir essas ações, através da denúncia. O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura está implantando projeto denominado Rede de Proteção dos Animais e Controle Populacional de Paraguaçu Paulista. De acordo com a engenheira agrônoma e responsável pelo projeto em âmbito municipal, Priscila Ruiz, embora o projeto ainda esteja nas etapas iniciais de implantação, já atingiu um número significativo de animais, por meio de campanhas educativas sobre a posse responsável, feira de adoção, arrecadação de ração e esterilização de cães e gatos. “São os primeiros passos de uma gestão que têm um grande interesse em trabalhar para reduzir os índices de abandono e maus tratos no município. O projeto visa o bem-estar animal, por meio de ações voltadas para a redução dos maus tratos e do abandono, medidas para controle populacional de cães e gatos e campanhas para motivar a população a dar o apoio tão necessário a essa causa”, informou Priscila. As medidas de Controle Populacional de cães e gatos são de extrema importância para o Projeto Rede, pois quanto maior o número de animais castrados menor será o índice de desova cruel de filhotes, de animais não imunizados contra doenças como Cinomose e Parvovirose e, principalmente, menor será o índice de animais nas ruas, sem receber alimentação e o acompanhamento adequado para o seu bem-estar. A primeira etapa do Programa de Controle Populacional já está sendo executada em parceria com a Associação de Proteção dos Animais de Paraguaçu Paulista – APAPP e com os Protetores Voluntários atuantes no município, contemplando, inicialmente, apenas os animais já cadastrados. “Outra etapa importante para o Projeto Rede de Proteção dos Animais de Paraguaçu Paulista será a extensão do Programa de Controle Populacional com o atendimento do Castramóvel, unidade móvel de castração de animais de pequeno porte recebido através do apoio do deputado federal Ricardo Izar. Ela será parte muito importante para atingir o número desejado de esterilização de cães e gatos do projeto”, destacou Priscila. Para a prefeita Almira Garms, a Prefeitura está ciente das dificuldades que o município tem enfrentado quanto a essa causa, mas que o projeto Rede poderá ser o caminho para o início da solução desses problemas. “Acreditamos que, na medida em que o Projeto Rede for executado, com a união do poder público e dos protetores da causa animal, avançaremos muito na redução dos índices de abandono e maus tratos de animais em Paraguaçu Paulista”, enfatizou a prefeita Almira Garms. FOTO Em Paraguaçu Paulista, tanto o poder público quanto os grupos voluntários abraçaram de vez a luta pela proteção dos animais em situação de abandono e maus tratos no município (Foto: Priscila Ruiz)