Administração - Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

Paraguaçu recebe a visita de André Sturm da Secretaria de Cultura do estado de SP

André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura visitará Paraguaçu Paulista nesta quarta-feira, dia 09 de dezembro, para reunião de avaliação das atividades realizadas em 2009 e definição de metas para 2010. O roteiro de visitação incluiu a sede da Lyra “Maestro Roque Soares de Almeida”, Salão Internacional de Humor, Biblioteca, Museu, Escola de Capoeira, Calçadão, Concha Acústica e Cine Teatro, além da Prefeitura Municipal. A visita tem como objetivo um acompanhamento mais próximo junto às cidades parceiras nos eventos da Secretaria de Estado da Cultura. A Estância Turística de Paraguaçu Paulista recebe dois espetáculos artísticos (música, teatro dança circo e cinema) dentro da programação do Circuito Cultural Paulista, num total de dez apresentações no ano, com entrada franca. Já, o “Programa Vá Ao Cinema” distribuiu de 2008 a 2009 trinta mil convites aos estudantes de escolas públicas e pessoal da terceira idade. A cidade recebeu a visita de escritores disponibilizados pela Viagem Literária e participou de quase todas as modalidades do Mapa Cultural Paulista, sendo sede da fase regional em Artes Visuais, Canto Coral e Música Instrumental. Paraguaçu Paulista também contribuiu positivamente, em nível de região, para a peregrinação da imagem (réplica) de Nossa Senhora Aparecida, evento coordenado por Pedro Militino da Costa que também é produtor regional do Mapa Cultural Paulista. A UFDPC coordenada por André é um dos departamentos mais atuantes da Secretaria de Estado da Cultura e ele, particularmente, é um dos nomes mais influentes na equipe do secretário João Sayad. André coordena, na UFDPC - Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural, programas como o Circuito Cultural Paulista, Viagem Literária, Vá ao Cinema, Virada Cultural Paulista, Festival da Mantiqueira, Festival Paulista de Circo, Cena Musical Independente, Festival de Teatro Infantil, Prêmio São Paulo de Literatura, Revelando São Paulo, Mapa Cultural Paulista e a área de Atendimento a Municípios (programas eventuais). Na área de fomento, a UFDPC administra ainda os editais e o ProAC (Programa de Ação Cultural). As políticas de fomento e difusão implementadas pela Secretaria da Cultura redefinem o papel do Estado na Cultura em São Paulo. Com projetos que combinam qualidade dos produtos ofertados e ampliação de acesso do público, será criado um novo padrão de circulação de espetáculos e atividades artísticas. Com o Programa de Ação Cultural (ProAC), a Secretaria também estimula a criação artística nas mais diversas áreas, sempre por meio de editais públicos, dando oportunidade para novos talentos ao lado dos já estabelecidos.