Saúde - Sexta-feira, 15 de Março de 2024

Ônibus de coleta de preventivo atende mulheres em Paraguaçu Paulista

A iniciativa foi desenvolvida em comemoração ao Mês da Mulher e atendeu mulheres paraguaçuenses, de 25 a 64 anos, que realizaram o agendamento prévio.

Ônibus de coleta de preventivo atende mulheres em Paraguaçu Paulista

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, através do Departamento de Saúde, em parceria com a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer de Presidente Prudente, realizou nesta sexta-feira, dia 15 de março, o atendimento de mulheres paraguaçuenses no ônibus de coleta de preventivos (Papanicolau) contra o câncer de colo de útero.

O consultório móvel realizou o atendimento ao lado da Unidade da Mulher e atendeu durante o dia todo, das 9h às 16h. Além de colocar em dia o exame preventivo, as mulheres puderam ainda realizar testagem de hepatites, HIV e sífilis com a equipe do SAE/CTA, que realizou atendimento especial no local. Também esteve presente a equipe da GVE de Assis.

O exame preventivo (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico do câncer de colo de útero bem no início, antes que a mulher tenha sintomas da doença, aumentando assim as chances de cura.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é um dos tumores que mais acomete a população feminina. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que esta é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil.