Saúde - Terça-feira, 23 de Janeiro de 2024

Janeiro Branco: CAPS ressalta a importância de cuidar da saúde mental

Mês foi escolhido para tratar o tema por se tratar de um período de recomeço e a cor branca representa uma página em branco a ser reescrita.

Janeiro Branco: CAPS ressalta a importância de cuidar da saúde mental

Considerado o mês de conscientização da saúde mental e emocional, o Janeiro Branco visa ressaltar a importância da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Em Paraguaçu Paulista, o apoio na área de saúde mental e emocional é feito pelo CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), que conta com o trabalho de profissionais especializados.

Segundo o psicólogo Alessandro Calixto Teixeira, que realiza articulação de Saúde Mental no CAPS, o mês de janeiro foi escolhido para a campanha por se tratar de um mês de recomeço e a cor branca pensando em uma página a ser reescrita.

“Esse tema nos leva a refletir sobre o bem-estar físico e biopsicossocial, não somente a questão da ausência de doenças, mas pensar na saúde mental como uma questão ampla, que envolve muitos outros construtos na vida de uma pessoa”, destacou.

De acordo com a psicóloga Talita Moreira Tomazinho, que também atua no CAPS, a saúde mental está relacionada a forma como a pessoa reage as exigências da vida e engloba vários fatores que podemos ou não ter controle.

“É uma responsabilidade de todos nós trabalhar este tema, mas antes de tudo precisamos começar por cada um de nós, com aquilo que podemos controlar e melhorar, como, por exemplo, reconhecer nossas emoções a cada situação vivenciada, evitar excesso de informações e uso excessivo de telas e estímulos variados ao mesmo tempo, praticar atividade física, se alimentar melhor, interromper pensamentos repetitivos e catastróficos, se respeitar e respeitar o outro e também cuidar do espaço em que vive são alguns exemplos de como cuidar da nossa saúde mental”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista