Saúde - Terça-feira, 09 de Janeiro de 2024

Escorpião, o perigo pode estar onde você menos imagina.

O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, através da Vigilância em Saúde, faz um alerta a população sobre as altas temperaturas dessa época do ano e o período de chuvas, que favorecem a proliferação de alguns insetos e o aparecimento de animais como

Escorpião, o perigo pode estar onde você menos imagina.

No ano de 2023, o município 153 pessoas tiveram acidentes com esses animais, dentre eles 12 crianças com idade até 12 anos.

É bom lembrar que, em caso de acidentes com escorpião, a vítima deve ser encaminhada imediatamente ao Pronto Socorro de Paraguaçu. Nosso município é um dos pontos de referência e tem à disposição da população o soro antiescorpiônico, caso seja necessário a sua utilização.

Em busca de abrigo e lugar seco, os escorpiões saem de seus esconderijos à procura de refúgio, e é exatamente neste momento que eles aparecem dentro das casas, aumentando e muito o risco de acidentes. Em Paraguaçu a espécie que predomina é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), a picada do animal pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, pois seu veneno é neurotóxico e age no sistema nervoso, os idosos e as crianças são os mais predispostos a riscos fatais com a picada do animal. O escorpião tem como fonte de alimento principal as baratas, podendo sobreviver sem alimentação por um tempo prolongado.

Cuidados importantes

Algumas espécies de escorpiões têm expectativa de vida de até 10 anos e, para evitar a presença deles dentro de casa, é necessário tomar alguns cuidados preventivos.

É Importante vedar frestas, vãos, buracos e ralos, usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada. Também é importante não acumular restos de materiais de construção, que podem servir como abrigo para esses animais.

Como o escorpião se alimenta de baratas, é bom evitar o surgimento do inseto, principalmente, mantendo o ambiente bem limpo. Pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral também são os locais prediletos dos escorpiões.

Algumas atitudes simples podem evitar os riscos da picada. Cuidados importantes como sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar podem ajudar a diminuir os riscos da picada.