Saúde - Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023

Agentes Comunitárias de Saúde de Paraguaçu apresentam experiência na 1ª Mostra Saúde com Agente, em Brasília/DF

Evento aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro.

As Agentes Comunitárias de Saúde da ESF Barra Funda I Poliana Mileide Ramos Fernandes e Simone Cristina Gonçalves foram realizar a apresentação oral da experiência selecionada com o título "Dengue, leishmaniose e o escorpião, o que tem em comum?", de autoria das mesmas e também dos Agentes Comunitários de Saúde Rosilda Aparecida de França, Jefferson da Silva Rufino e Eliana Gonçalves dos Santos, presencialmente, em Brasília/DF, no âmbito “1ª Mostra Saúde com Agente: experiências de integração entre ACE e ACS nos territórios”.
A Mostra recebeu 411 projetos de alunos diplomados nos cursos técnicos de Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias do Programa Saúde com Agente.
Para participar da seleção, era indispensável que a experiência tivesse, pelo menos, dois estudantes dos cursos técnicos do Saúde com Agente como autores principais e diplomados até a data da realização da inscrição.
Ao todo, foram selecionados 200 trabalhos, que foram apresentados em Brasília na CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), nos dias 12 e 13 de dezembro deste ano.
A programação teve início no dia 12, com a diplomação simbólica, na presença de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) vindos de todo o Brasil, representando mais de 170 mil alunos formados nos cursos técnicos ofertados pela iniciativa.
No dia 13, aconteceu a mostra das apresentações, experiências que fortalecem a integração da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, resultantes da colaboração entre ACS e ACE. Uma comissão avaliou, selecionou e premiou dois trabalhos de cada região. Ao todo, foram 10 experiências premiadas com a produção de um webdoc sobre a iniciativa, sendo duas em cada uma das cinco regiões do Brasil, com o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento aos projetos que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento foi promovido pelo CONASEMS, Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A iniciativa contou com a presença da ministra da Saúde Nisia Trindade, do reitor da UFRGS Carlos Bulhões, do Presidente da CONASEMS Hisham Mohamad Hamida, da Presidente da CONACS Ilda Angélica, do Presidente da FENASCE Luiz Claudio, e de Socorro Gross, Representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, entre outras autoridades.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista