Saúde - Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023

Cerca de 250 homens fazem exame de PSA em ação do Novembro Azul em Paraguaçu Paulista

Além de exames PSA, os homens que foram ao local receberam atendimento da equipe do SAE/CTA, com testes rápidos de HIV e Sífilis.

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, em parceria com a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer de Presidente Prudente, promoveu nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, o atendimento de aproximadamente 250 homens paraguaçuenses no ônibus itinerante para coleta de exame Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como PSA.

A iniciativa integra a campanha Novembro Azul, que visa o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O exame de PSA é indolor e colhido através de amostra de sangue, e uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 1 em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida, sendo a segunda causa de morte pela doença, reforçando a importância do exame.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista