Saúde - Terça-feira, 07 de Novembro de 2023

Ônibus de coleta de PSA atende nesta quarta-feira, dia 8, em Paraguaçu Paulista

Ônibus de coleta de PSA atende nesta quarta-feira, dia 8, em Paraguaçu Paulista

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, em parceria com a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer de Presidente Prudente, promove nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, das 9h às 16h, o atendimento no ônibus itinerante para coleta de exame Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como PSA, que visa o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A iniciativa está sendo desenvolvida dentro das comemorações do Novembro Azul e visa atender 250 homens paraguaçuenses, com 40 anos ou mais, de qualquer Unidade de Saúde do município.

Esse exame é indolor e colhido através de amostra de sangue, e uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 1 em 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida, sendo a segunda causa de morte pela doença, reforçando a importância do exame.

O ônibus ficará localizado em frente a Estação Paraguaçu e os interessados em realizar o exame deverão fazer o agendamento prévio na Unidade de Saúde de referência. Além de exames PSA, haverá no local o atendimento odontológico e testes rápidos de HIV e Sífilis junto a equipe do SAE/CTA.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista