Saúde - Quinta-feira, 26 de Outubro de 2023

Paraguaçu Paulista volta a confirmar casos de dengue e Vigilância em Saúde alerta a população

A preocupação aumenta também com relação aos feriados prolongados.

Após um período sem registrar casos positivos de dengue, a cidade de Paraguaçu Paulista registrou na última semana, três casos confirmados da doença. Além disso, algumas pessoas também aguardam o resultado de exames.
Por esse motivo a Prefeitura e o Departamento de Saúde, através da Vigilância em Saúde, alertam a população sobre os cuidados com as residências, quintais, terrenos e também sobre os sintomas da dengue.
A preocupação aumenta também com relação aos feriados prolongados, onde existe um trânsito maior de pessoas vindas de outros municípios e os períodos de chuvas que podem ocasionar o acúmulo de água.
Os Agentes de Combate às Endemias vistoriam os imóveis durante todo o ano, com o objetivo de localizar potenciais focos criadouros do Aedes, mosquito responsável também pela transmissão de outras doenças (zika e chikungunya).
Além disso, as equipes realizam ações e campanhas de prevenção voltadas a toda a comunidade sobre o risco de infestação pelo mosquito da dengue.
O Departamento de Saúde alerta que a dengue pode ser prevenida com medidas simples. Por isso, o apoio da população é de extrema importância para evitar que a doença avance na cidade. Entre as ações para evitar a proliferação do mosquito, estão a eliminação de recipientes com água parada; limpeza de quintais, caixas d’água, reservatórios, calhas, entre outros; evitar acúmulo de lixo; usar repelentes e instalar telas nas janelas.
Pessoas com dois ou mais sintomas compatíveis com a dengue devem procurar atendimento médico na unidade básica de saúde de referência.
SINTOMAS:
- febre;
- dor no corpo
- dor de cabeça;
- dor no fundo dos olhos;
- náuseas;
- manchas vermelhas pelo corpo;

Fonte: Vigilância em Saúde

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista