Saúde - Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023

Prefeitura intensifica ações visando prevenir o aparecimento de escorpiões em Paraguaçu Paulista

Vigilância em Saúde chama a atenção da população sobre o aparecimento em regiões da cidade e alerta que o descarte irresponsável de resíduos residenciais

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista e o Departamento de Saúde, através da Vigilância em Saúde, em parceria com o Departamento de Obras e a equipe da Divisão de Cemitérios e Serviços Funerários, realizou nas últimas duas semanas várias ações relacionadas à questão dos escorpiões na região do cemitério da Paz, com o objetivo de reduzir a infestação desses animais no local.

Entre os dias 09 e 11 de outubro, as equipes de manutenção do cemitério e Departamento de Obras, realizaram a limpeza e retirada de diversos materiais que pudessem servir de abrigo para os escorpiões. Nesta semana, as ações foram voltadas às residências que fazem fundo com o cemitério.

Na segunda-feira, dia 16, a equipe de agentes de endemias vistoriou os quintais e orientou os moradores sobre como evitar acidentes e também sobre o descarte de materiais inservíveis.

Posteriormente na quinta-feira, dia 19, a equipe do departamento de obras passou recolhendo os materiais descartados por esses moradores.

Nos próximos dias outras ações devem ser realizadas no interior do cemitério municipal. Será feita uma nova capacitação com os servidores do local, com o objetivo de orientá-los sobre os riscos dos escorpiões e também sobre a importância da manutenção e vedação dos túmulos por parte dos proprietários, pois a má conservação dos mesmos se torna abrigo para eles e atrai baratas, um dos principais alimentos dos escorpiões.

A Vigilância em Saúde chama a atenção da população sobre o aparecimento em outras regiões da cidade e alerta que o descarte irresponsável de resíduos residenciais e outros materiais inservíveis em vários pontos favorece o aumento e o aparecimento desses animais.

Fonte: Vigilância em Saúde

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista