Saúde - Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023

Vigilância em Saúde faz alerta sobre a Febre Maculosa em Paraguaçu Paulista

Doença é transmitida aos humanos e aos animais pela picada do carrapato-estrela.

Vigilância em Saúde faz alerta sobre a Febre Maculosa em Paraguaçu Paulista

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio da Vigilância em Saúde do Departamento de Saúde, alerta e orienta a população sobre a Febre Maculosa, doença que é transmitida aos humanos e aos animais pela picada do carrapato-estrela.
A orientação se faz necessária já que o município é classificado pelo estado como área de transmissão de Febre Maculosa, por esse motivo é preciso que a população fique atenta e adote medidas de prevenção entre elas, utilizar repelentes, botas, calças e blusas com manga longa, de preferência na cor branca para que seja possível identificar a presença do carrapato, que é escuro, e vistoriar o corpo a cada 2 horas ao frequentar beiras de rios, lagoas e córregos.
Os sintomas mais comuns são: febre, dores no corpo, desânimo, falta de apetite, vômitos, diarreia e manchas vermelhas na pele. Os sintomas surgem de dois a 14 dias após a picada do carrapato infectado e, muitas vezes, o carrapato-estrela não é visto, podendo tornar a picada imperceptível.
Se sentir sintomas da doença, a recomendação é procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que encontrou carrapato no corpo ou esteve em área de risco há menos de 14 dias. Apesar de a Febre Maculosa ter um alto grau de letalidade, ela tem cura e seu tratamento deve ser iniciado após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, que podem colocar em perigo a vida do paciente.

Fonte: Vigilância em Saúde

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista