Saúde - Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023

Vigilância em Saúde alerta sobre incidência e acidentes com escorpiões em Paraguaçu Paulista

Nós estamos passando pelo período de reprodução dos escorpiões e por esse motivo os cuidados precisam ser redobrados.

Nos últimos meses, o Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, através da Vigilância em Saúde, tem percebido um aumento significativo nos registros de aparecimento e acidentes envolvendo escorpiões no município. Por esse motivo, as equipes têm intensificado as visitas, orientações e conscientização da população.

De acordo com a médica veterinária Iraciana Paiva, coordenadora da Vigilância Sanitária de Paraguaçu Paulista, nós estamos passando pelo período de reprodução dos escorpiões e por esse motivo os cuidados precisam ser redobrados.

“Para que a gente consiga controlar ou minimizar os riscos de aparecimento de escorpião, temos que trabalhar a fonte de alimento, abrigo e acesso”, destacou.

A médica veterinária destaca que a principal fonte de alimento dos escorpiões são as baratas, por isso é necessário que exista um controle no ambiente. Já em relação ao abrigo, é preciso se atentar a locais onde existam entulhos de tijolos, frestas de paredes, embaixo de vasos de plantas ou qualquer lugar que seja escuro e tenha umidade, se tornando um esconderijo do animal por longos períodos. Por fim, proteger a casa é essencial para evitar a entrada dos escorpiões, seja com telas nas janelas e portas, usando veda portas e cobrindo ralos de banheiros e tanques.

“O escorpião tem a capacidade de ficar por longos períodos em hibernação, ou seja, ele se esconde e vai retornar quando precisar de alimento e água, então em caso de acidente a recomendação é procurar imediatamente o Pronto Socorro local”, finalizou Iraciana.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista