Saúde - Quarta-feira, 04 de Outubro de 2023

Hoje é Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento Municipal de Saúde agradece pelo trabalho destes profissionais e os parabeniza pelo seu dia e pelo seu papel fundamental diante da comunidade.

Nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e endemias, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais que realizam a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade, criando muitas vezes até um vínculo afetivo entre profissional e morador. Significa viver de perto a realidade daquela população, entendendo suas necessidades. É ser o elo vital entre as demandas de saúde da comunidade e as soluções para melhorar sua qualidade de vida. O agente é o ponto de ligação crucial entre a população e os profissionais e serviços de saúde.

O Agente de Combate às Endemias contribui para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental. Como está em contato permanente com a comunidade onde trabalha, ele conhece os principais problemas da região. A visita domiciliar tem a finalidade de cuidado e orientação, objetivando à promoção da saúde da comunidade. A atividade do ACE realizada fora da unidade de saúde tem como obrigação básica descobrir focos do mosquito Aedes Aegypti, destruir e evitar a formação de criadouros e impedir a reprodução de focos, assim como prevenção e alerta sobre cuidados com escorpiões, entre outros.

Além disso, o ACE vistoria depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção, cuidados de caixas d'água, calhas e telhados. O trabalho do ACE é de suma importância para a saúde pública, já que se trata de um profissional essencial na prevenção, vigilância e controle das doenças.