Saúde - Segunda-feira, 04 de Setembro de 2023

Vigilância em Saúde alerta sobre cuidados com casas e quintais para evitar aparecimento de escorpiões

Todos devem fazer a sua parte. Cada um, é responsável por cuidar da limpeza de seus quintais, casas e terrenos.

Nos últimos anos o número de aparecimentos de escorpiões tem aumentado em Paraguaçu Paulista e consequentemente os acidentes também.
O grande problema no que diz respeito ao escorpião amarelo é a quantidade de filhotes e o número de crias por ano. Essa é a espécie que predomina em nossa cidade, região e estado e tem a capacidade de procriar três vezes ao ano e em cada uma delas com uma média de 20 filhotes. Se formos pensar em números, cada um deles tem cerca de 60 novos exemplares soltos na cidade todos os anos.
Para combater esse perigo, o Departamento de Saúde, através da Vigilância em Saúde, tem feito um trabalho intensivo de orientação e conscientização da população sobre os cuidados com as casas e quintais, o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos e também sobre a ineficácia do veneno no caso do escorpião, devido ao seu comportamento e por ter a capacidade de ficar durante meses em abrigos naturais ou artificiais.
Faça a sua parte. Eliminar locais de possíveis abrigos e alimentos para o escorpião depende de cada um de nós.
No caso de acidentes, a vítima deve ser encaminhada até a Santa Casa de Paraguaçu Paulista.