Saúde - Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023

Paraguaçu Paulista participa da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião

Combater o aparecimento desses animais depende do empenho de todos.

Paraguaçu Paulista participa da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião

O município de Paraguaçu Paulista participa da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião, que acontece entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro. O objetivo é envolver a população e reforçar as atividades de prevenção a acidentes com escorpiões nas residências, locais de trabalho e demais áreas comuns dos bairros e da cidade.
Durante todo o ano as equipes de Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, vem realizando diversas ações em unidades de saúde, escolas e outros espaços públicos, com distribuição de materiais informativos e orientações gerais sobre o escorpião.
Durante essa semana as ações são intensificadas com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas.
Segundo relatos dos agentes, mesmo depois de muito se falar sobre o escorpião ainda existem muitas dúvidas a respeito, e o objetivo dos profissionais nesta campanha, é levar as informações corretas para a população. Combater o aparecimento desses animais depende do empenho de todos.
Prevenção
- Sempre deixe limpa a área interna e ao redor das residências, evitando acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais;
- Mantenha berços e camas afastados das paredes;
- Examine suas roupas e sapatos antes de usar;
- Proteja as mãos ao manipular entulhos e outros materiais;
- Vede ralos e pias, elimine as frestas das paredes, muros, forros e tetos;
- Verifique os brinquedos antes de entregar para as crianças.
O que fazer se for picado?
- Não esprema, não sugue e não faça torniquete no local;
- Leve a vítima imediatamente ao atendimento médico;
- Em caso de acidentes com escorpiões ou outros animais peçonhentos, dirigir-se imediatamente à Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista, pois ela é referência de atendimento nesses casos e oferece o soro antiescorpiônico.
Crianças de até 12 anos e idosos são considerados grupo de risco. O socorro imediato é fundamental.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista