.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 7:30 horas às 16h00. 

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 04 de Novembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Gestantes do Programa Maternidade Real Visitam a Santa Casa para Reduzir Ansiedade e Conhecer Rotina de Parto

Parceria entre Secretaria de Saúde (E-MULTI) e hospital levou futuras mamães e suas redes de apoio para conhecerem a estrutura e tirarem dúvidas sobre o nascimento


Gestantes do Programa Maternidade Real Visitam a Santa Casa para Reduzir Ansiedade e Conhecer Rotina de Parto

Nesta terça-feira, 4 de novembro, as gestantes e suas redes de apoio, que participam do Programa Maternidade Real, realizaram uma visita fundamental à Santa Casa de Paraguaçu Paulista. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal, por meio da E-MULTI (Equipe Multidisciplinar), e a Santa Casa. O Programa Maternidade Real conta com profissionais de diversas áreas que unem seus conhecimentos para proporcionar às mães valiosas informações e um espaço de compartilhamento. A visita de hoje teve o objetivo de fazer com que as gestantes cheguem à hora do parto mais bem informadas, menos ansiosas e familiarizadas com as regras e rotinas da maternidade.

 

Conhecendo o Caminho do Parto

 

A enfermeira coordenadora da maternidade da instituição, Lidiana Giroto Floreste, guiou as futuras mamães por todos os locais por onde passarão durante o parto e o pós-parto.

As participantes conheceram em detalhes:

Sala de Exames: Onde o coração do bebê é escutado e a mãe permanece até ter a dilatação suficiente.

Sala de Parto: Onde aguardam para serem levadas ao centro cirúrgico, se necessário.

Após o nascimento, elas conheceram a sala onde são realizados procedimentos no bebê, como a tipagem cardíaca e o teste do coraçãozinho. Lidiana também apresentou a estrutura de apoio da Santa Casa, que conta com incubadoras e aparelho de fototerapia para casos de icterícia (níveis elevados de bilirrubina). Outros exames essenciais, como o teste do pezinho e da orelhinha, além das vacinas, são realizados posteriormente por um pediatra.

 

 

Para finalizar a visita, que incluiu o berçário, as futuras mamães foram ao refeitório, onde Lidiana apresentou fotos do centro cirúrgico e discutiu os sinais de alerta para a chegada do momento do parto, tirando dúvidas das gestantes. A Santa Casa ainda ofereceu um delicioso café da manhã para as participantes. A ação reforça o compromisso da Secretaria de Saúde e da Santa Casa em garantir um pré-natal completo e um parto mais seguro e humanizado para todas as mães de Paraguaçu Paulista.

 

 

 

 

Matheus Machado - Secretaria de Saúde

264 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.