Prefeitura se reúne com vereadores para esclarecimentos sobre a implantação do piso salarial dos profissionais de enfermagem

Saúde - Quarta-feira, 24 de Maio de 2023


Prefeitura se reúne com vereadores para esclarecimentos sobre a implantação do piso salarial dos profissionais de enfermagem

A Administração Municipal se reuniu nesta quarta-feira (24) com a Câmara de Vereadores para informar sobre a implantação do Piso Nacional da Enfermagem em Paraguaçu Paulista. Na ocasião, a Prefeitura ressaltou que o piso é uma vitória para a categoria e a administração está trabalhando na melhor forma para viabilização do pagamento, que será feito conforme a Lei nº 14.434/2022.

Durante a reunião, o diretor de Administração e Finanças, Dênis Victorino, esclareceu aos vereadores que a Prefeitura Municipal ainda não recebeu nenhum recurso do Governo Federal referente ao piso de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A informação que vem sendo disseminada por algumas pessoas de que o município já estaria com dinheiro em caixa para essa finalidade é falsa.

Além disso, o diretor de Saúde, Egydio Nogueira, lembrou que por lei, o Governo Federal não pode ordenar despesas para os municípios, sem antes indicar receita. Entretanto, ele explicou que os recursos que Paraguaçu Paulista, assim como 65% dos municípios do Brasil, vão receber, serão insuficientes para arcar com os pagamentos do piso estipulado para os profissionais, visto que além de atender a folha do município, esse recurso será rateado também com a Santa Casa de Misericórdia, que realiza o atendimento do SUS - Sistema Único de Saúde na cidade.

O chefe de Gabinete, Líbio Tayette, destacou que existe uma petição da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) solicitando que o Governo Federal refaça a base de cálculo para o repasse dos recursos aos municípios, considerando que o valor será insuficiente e a maioria das cidades não tem saúde financeira para arcar por conta própria com esses custos.

Durante a reunião, os vereadores entenderam a situação da Prefeitura Municipal acerca do assunto e se comprometeram a esclarecer, sempre que questionados pela população. Eles também reivindicaram que os profissionais de enfermagem sejam informados diretamente sobre a questão por meio de reuniões, o que segundo o diretor de Saúde, já vem ocorrendo.

“Nós celebramos o merecido reconhecimento dessa categoria profissional tão importante para a sociedade, que bravamente lutou na pandemia e que dedica sua vida a cuidar do próximo, e aguardamos os próximos passos da lei, que ainda está em julgamento no STF”, destacou Egydio Nogueira.

 

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista