Turismo - Segunda-feira, 03 de Julho de 2023

Paraguaçu marca presença no 1º Workshop sobre Manutenção Material Rodante promovido pela RUMO Malha Sul

Cidade foi representada por Antônio Tavares Passos, maquinista, Fábio da Silva Passo, auxiliar de maquinista e Rubens Aleixo, Diretor de Turismo e Cultura.

No último dia 29 de junho de 2023 aconteceu o 1º Workshop - Manutenção Material Rodante TPS, na sede da empresa, na cidade de Curitiba/PR.

Essa iniciativa teve como foco principal as melhores práticas para material rodante, e serviu também para iniciar uma maior interação entre os Operadores de Trem Turístico. A RUMO Malha Sul vem, ao logo dos anos, trabalhando a utilização consciente por parte das operadoras dos trechos que não possuem operação de carga e ampliando a segurança para os trechos onde trens turísticos circulam concomitantemente com trens de carga.

Os trabalhos tiveram início às 8h15 e se estenderam até as 17h30, estiveram presentes as operadoras:

1) Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF que opera os trechos: Guaporé - Mussum – Trem dos Vales, Corupá-Rio Negrinho – Trem da Serra do Mar (Rio Negrinho), Piratuba - Marcelino Ramos – Trem das Termas, Morretes - Antonina – Trem Caiçara;

2) Giordani Turismo, operadora do trecho Bento Gonçalves - Carlos Barbosa - Trem da Uva, Livramento – Trem dos Pampas;

3) Serra Verde Express Ltda, operadora do trecho Curitiba – Morretes.

4) Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, operadora do trecho Assis – Quatá – Trem Moita Bonita;

Cada Operadora realizou uma apresentação, tendo como base a pauta do evento:

3.1 Quantidade de Ativos (Locomotivas + Vagões ) envolvidos em cada operação

3.2 Status Resumo das Ações de Adequação (No prazo, Em andamento, Atrasado, Replanejado - considerar replanejado apenas se validado novo prazo com Eng. Rumo)

3.3 Apresentação das Principais Ações Concluídas

3.4 Boas práticas e Ações implementadas na manutenção com o objetivo de segurança operacional

O município da Estância Turística de Paraguaçu se fez presente comparecendo ao evento Antônio Tavares Passos, maquinista, Fábio da Silva Passo, auxiliar de maquinista e Rubens Aleixo, Diretor de Turismo e Cultura.

“O evento proporcionou avanços importantes para o segmento “Trem Turístico”. Também selou o fortalecimento da união entre as Operadoras e a RUMO Malha Sul.” disse Rubens Aleixo.

O município da Estância Turística de Paraguaçu Paulista vem realizando desde o segundo semestre de 2021, um trabalho sério, preparando o terreno para que o retorno do Trem Turístico – Moita Bonita faça a alegria dos cidadãos Paraguaçuenses, proporcione o fortalecimento do Turismo local, gere empregos e movimentação no comércio local, e claro, proporcione aos apaixonados por trem, momentos de nostalgia através de um retorno ao passado.