Esportes e Recreação - Segunda-feira, 22 de Maio de 2023

Inaugurado o sistema de energia solar fotovoltaico da piscina semiolímpica de Paraguaçu Paulista

Cerimônia teve a presença da Secretária Estadual de Esportes, Coronel PM Helena Reis.

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento Municipal de Esporte e Lazer, realizou na última sexta-feira, dia 19, a inauguração do sistema de energia solar fotovoltaico da Piscina Semiolímpica Municipal ‘Orivaldo Pereira Oliveira’.

A cerimônia contou com a presença ilustre da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Coronel PM Helena Reis. Estiveram presentes também o prefeito Antian, o diretor do Departamento de Esporte e Lazer, Júlio César de Almeida, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Roberto Pereira, além de diretores de departamentos, vereadores, prefeitos e dirigentes regionais, esportistas, convidados e familiares do Sr. Orivaldo Pereira Oliveira, que dá nome à piscina municipal.

A piscina semiolímpica municipal tem capacidade de 800 mil litros de água e o sistema de energia fotovoltaico será de extrema importância para o aquecimento desse complexo, visando o melhor atendimento aos usuários, além de economia aos cofres públicos.

O sistema de energia solar fotovoltaico foi implantando com recursos próprios pela gestão Antian e vai gerar cerca de 13 mil Kwh/mês, o que será suficiente para suprir a necessidade do complexo esportivo, além de atender ao Ginásio de Esportes Sylvio de Magalhães Padilha, entre outros prédios do Departamento Municipal de Esporte e Lazer.

Há anos o público da natação e toda a comunidade paraguaçuense aguardavam pelo início das atividades dentro da piscina. Desde meados de 2008, quando foi implantada a pedra fundamental da obra, foram várias etapas, três convênios e muita ansiedade, para enfim poder chegar ao momento de ver esse importante equipamento esportivo totalmente apto para utilização.

“Foram 15 anos para concluir uma obra como esta, e ainda bem que teve essa força de vontade e essa visão de dar continuidade para aquilo que já tinha sido iniciado, porque a falta de continuidade é dinheiro público que vai para o lixo e a população é que sofre na ponta da linha com isso”, destacou a Secretária Estadual de Esportes, Coronel PM Helena Reis.

A Piscina Semiolímpica é um equipamento esportivo que poderá ser utilizado para competições regionais e estaduais, além de ser fundamental para a formação de crianças, jovens e adolescentes na modalidade natação, para o público de Melhor Idade com as atividades de hidroginástica, assim como para pessoas que fazem acompanhamento com nutricionista e futuramente para gestantes.

“Hoje é uma realidade, hoje nós temos a certeza que a piscina funciona e que toda a comunidade poderá usufruir dos benefícios que a água pode trazer”, destacou Júlio César Almeida, diretor de Esporte e Lazer.

“Essa piscina vai formar grandes atletas, essa é a nossa esperança e o nosso sonho”, finalizou o prefeito Antian.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista