Esportes e Recreação - Sexta-feira, 23 de Julho de 2021

Esporte e Saúde se unem para atender população

Parceria vai possibilitar que rede de atenção à saúde seja ponte para atividades físicas

Esporte e Saúde se unem para atender população

Uma parceria entre o Departamento de Saúde e Departamento de Esporte de Paraguaçu Paulista lançará em breve o projeto Esporte Melhora a Idade.

A iniciativa tem respaldo no Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011, que é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população.

Pelo projeto, a população será encaminhada pelas unidades de Saúde dos bairros para a prática de atividades físicas. Os pacientes passarão por uma triagem para ver a aptidão de cada um e direcionar para atividades específicas.

A ação contará com 10 professores que acompanharão os participantes. Eles desenvolverão as atividades nas quadras e ginásios de cada região abrangida pela respectiva Unidade de Saúde.

De acordo com o diretor municipal de Esporte, Júlio César de Almeida, a previsão é que o projeto atenda cerca de 480 pessoas por dia. "Nosso objetivo é fortalecer uma rede de atenção à saúde com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados e atender principalmente a população mais idosa", afirmou.

O projeto está em processo de licitação de materiais. Cerca de 75 mil reais deverão ser investidos em equipamentos desde bambolês e colchonetes até uniformes para os participantes. A previsão é que a iniciativa comece a ser realizada a partir do final de agosto.