Assistência Social - Quarta-feira, 30 de Junho de 2021

Programa Meu Emprego capacita Frente do Trabalho

Iniciativa visa ajudar colaboradores na inserção no mercado de trabalho

O Programa Meu Emprego está capacitando todos os colaboradores do Programa Frente de Trabalho de Paraguaçu Paulista. Aproximadamente 65 pessoas estão desenvolvendo atividades desde maio. A previsão de término da capacitação está prevista para setembro.

A facilitadora do Programa,  Sônia Conceição dos Santos, explica que, como os colaboradores do Programa Frente de Trabalho exercem trabalhos temporários, há a necessidade de uma qualificação para que possam ingressar no mercado de trabalho formal.

Pelo Programa, são abordados diversos temas que ajudam na elaboração do currículo pessoal. “Nos encontros são abordados temas específicos, principalmente sobre cada um voltar-se para o seu próprio eu, com foco no retorno ao mercado de trabalho", ressalta a facilitadora.

A programação inclui os seguintes temas: Quem Sou Eu, Autoconhecimento e Autodesenvolvimento, Ética Pessoal, Comportamental e Profissional, Hereditariedade, Hereditariedade ao Meio, Mantendo-me Saudável, Habilidades e Competências, Integração Social, Empregabilidade, Meio Ambiente, Testes Comportamentais, Motivação, Raciocínio Lógico, Currículo Pessoal e Profissional, dinâmicas em grupo e demais atividades elaboradas para a integração dos mesmos.

Os encontros são semanais, com duração de duas horas. O grupo está distribuído em quatro turmas de aproximadamente 16 pessoas cada. As atividades estão acontecendo virtualmente, através de grupos de WhatsApp, devido a restrições da pandemia. “Estamos obtendo muito êxito nesta capacitação,  mesmo diante das limitações”, avalia Sônia.

As capacitações são realizadas em parceria com a SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal e Desenvolvimento Social.  As atividades são bem técnicas com conteúdos de fácil acesso, lúdicos e programáticos, priorizando os participantes de baixa escolaridade, bem como os semianalfabetos.

Segundo Sônia, os colaboradores são motivados a concluir a sua escolaridade, fazer cursos, capacitações sugeridas nas redes sociais, gratuitamente e em horários flexíveis.

Ao término da capacitação, todos colaboradores  receberão certificados pela participação.

O que é o Programa  MEU EMPREGO?

O Programa Meu Emprego -Trabalho em equipe - de Paraguaçu Paulista, está atuando no município desde agosto de 2017. A metodologia do programa, veio do Canadá, existente apenas no Estado de São Paulo, tem como meta, capacitar jovens a partir dos dezesseis anos e adultos desempregados e trabalhadores com contrato trabalhista.

Essa capacitação facilita e auxilia pessoas com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Já foram capacitados mais de 20 turmas, muitos já inseridos no mercado de trabalho, por incentivo e iniciativa do programa.

Esse equipamento está inserido na Secretaria Municipal e Desenvolvimento Social de Paraguaçu Paulista, o programa tem orientado familiares e adolescente assistidos pelos equipamentos, CRAS e CREAS, Programa de Qualificação Profissional e Institucional do Governo do Estado de São Paulo, bem como munícipes em geral.