GABINETE - Segunda-feira, 20 de Abril de 2020

Coronavírus: Saúde e Assistência Social recebem doações de empresas e da comunidade de Paraguaçu

A empatia do cidadão paraguaçuense, essa habilidade de entender a necessidade do outro, está sendo convertida em doações aos Departamentos de Assistência Social e de Saúde.

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

20/04/2020 – 14h10

Em tempos difíceis de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a solidariedade humana se manifesta das mais diversas formas.

Em Paraguaçu Paulista, a empatia do cidadão paraguaçuense, essa habilidade de entender a necessidade do outro, está sendo convertida em doações aos Departamentos de Assistência Social e de Saúde.

Para o Departamento de Assistência Social, a diretora Márcia Matos informou que as doações têm sido feitas pelas mais diversas pessoas, sejam elas representantes de empresas, instituições, civis ou autônomas.

“Temos recebido a doação de gêneros alimentícios que são encaminhados para famílias cadastradas no SAS (Sistema de Assistência Social). A pessoa que doa é quem escolhe se quer trazer no Departamento ou se ela mesma quer levar até a família. Só apontamos a família cadastrada no nosso sistema, que precisa de doação de cesta básica, por exemplo”, esclarece Márcia Matos.

A diretora de Assistência Social solicita que haja uma unidade nas doações feitas pelo Departamento de Assistência Social e pela população, no sentido de que aqueles que estão doando cestas básicas entrem em contato com o SAS para saber quais famílias estão cadastras e necessitam de doação, para que não ocorra de uma mesma família receber até três doações e outra não receber nenhuma.

“Precisamos que as pessoas que forem doar, confirmem se realmente doaram, assim registramos no sistema SAS quais famílias foram atendidas. É importante que tenha essa parceria na distribuição das cestas para que todas as famílias sejam atendidas e a gente não corra o risco de uma família ser contemplada com mais de uma cesta e outra fique sem ajuda alguma”, destaca a diretora da Assistência Social.

Márcia Matos agradece toda doação enviada à Assistência Social até o momento e solicita que a comunidade paraguaçuense continue ajudando. “A solidariedade das pessoas, deixa-nos muito emocionados, pois nos ajuda a contemplar mais pessoas com cestas básicas no município. Por isso, agradecemos e pedimos que continuem nos ajudando a ajudar essas pessoas carentes da nossa cidade neste momento crítico que estamos enfrentando”, afirma Márcia Matos.

Para a Saúde

A solidariedade do cidadão de Paraguaçu Paulista se estende também à doação de insumos, materiais e equipamentos para o combate ao coronavírus (covid-19) ao Departamento de Saúde.

A diretora Cristiane Bonfim informa que à medida que o Departamento recebe as doações, dependendo do produto doado, ou encaminha para uma parcela da própria população, ou para os profissionais das Unidades de Saúde ou para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista.

O Departamento de Saúde recebeu, por exemplo, 110 máscaras de pano da dona Leonor e mais 100 da Jô Biazoni, que foram encaminhadas aos funcionários das Unidades de Saúde que atendem a população (não os que fazem procedimentos, pois estes usam máscaras descartáveis).

As irmãs Alda e Vera Gabrigna doaram 50 máscaras de pano e solicitaram que fossem doadas para idosos acamados, o que foi providenciado pelo Departamento de Saúde.

A Casa Di Conti doou álcool 70% e álcool gel para o Departamento de Saúde. A Usina Cocal doou 260 litros de álcool 70% para o município que foram divididos em 160 litros para o Departamento de Saúde e 100 litros para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista.

A dona Marina do Rancho Alegre doou 300 máscaras que foram distribuídas para uso dos profissionais do Departamento de Saúde.

O Fundo Social de Solidariedade de Paraguaçu Paulista entregou mil máscaras de pano para o Departamento de Saúde, nesta sexta-feira, dia 17 de abril.

Também na sexta-feira, o Supermercado Avenida de Paraguaçu Paulista fez doação de máscaras para a Prefeitura Municipal, entregues para a prefeita Almira Garms.

“Agrademos muito tamanho comprometimento da comunidade de Paraguaçu, porque a demanda de material para o enfrentamento do coronavírus é muito grande. Com essas doações, é possível nos organizarmos e ajudar aqueles que precisam. A doação dessas pessoas e empresas é uma prova do comprometimento social dos segmentos econômicos e de toda população. Estamos todos unidos, no sentido de vencer essa batalha contra o coronavírus”, agradeceu a diretora de Saúde Cristiane Bonfim.

FOTO 01

A Usina Cocal, unidade de Paraguaçu Paulista, doou álcool 70% e máscaras para o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal (Foto/Cedida)

FOTO 02

O Fundo Social de Solidariedade de Paraguaçu Paulista entregou mil máscaras de pano para o Departamento de Saúde, nesta sexta-feira, dia 17 de abril (Foto/Cedida)