Defesa Civil - Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020

Governador em exercício viaja ao interior e acompanha trabalhos após chuvas

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

11/02/2020 – 14h00

Rodrigo Garcia esteve em Botucatu, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas intensas desta semana, com três mortos, 80 desabrigados e 27 desalojados. Mais próximo a Paraguaçu Paulista, o corpo de um funcionário da concessionária Entrevias, que administra a rodovia SP-333, foi encontrado por uma equipe do policiamento rodoviário.

O governador em exercício Rodrigo Garcia foi a Botucatu nesta terça-feira (11), para acompanhar trabalhos de recuperação após inundações provocadas pelas chuvas intensas desta semana. Ele colocou as equipes do Estado à disposição do município, que está em situação de emergência.

Botucatu é um dos municípios do estado de São Paulo mais atingidos pelas chuvas intensas desta semana, com três mortos, 80 desabrigados e 27 desalojados.

Mais próximo a Paraguaçu Paulista, na região de Marília, o corpo de um funcionário da concessionária Entrevias, que administra a rodovia SP-333, foi encontrado por uma equipe do policiamento rodoviário. A vítima estava dentro do carro da empresa que foi levado pela enxurrada no momento da chuva.

Em Botucatu, Rodrigo Garcia visitou as áreas atingidas, acompanhou os serviços para limpeza e reconstrução e discutiu outras ações para auxiliar o município. “Depois de conversar com o governador João Doria viemos pra Botucatu, a cidade mais atingida no interior. Junto com o prefeito e autoridades, vamos avaliar estragos e traçar um plano de contingência. Nossa expectativa é que até amanhã [quarta] seja possível restabelecer a ligação de água com os bairros afetados. A Sabesp está trabalhando pra isso”, declarou.

Garcia também vistoriou estradas que sofreram interrupções em razão das chuvas e se reuniu com representantes da concessionária Rodovias do Tietê, responsável pela Marechal Rondon (SP-300).

"Os projetos mitigatórios e os projetos estruturantes, nos quais o Estado será parceiro, estão sendo traçados. Também vistoriamos as estradas da região e já acionamos a concessionária para que faça um plano emergencial e rapidamente possamos iniciar a execução das obras necessárias. O Estado, ao lado das autoridades, vai atuar de maneira rápida para que a normalidade seja estabelecida no município", reforçou Garcia.

A Defesa Civil Estadual já distribuiu 12 toneladas de ajuda humanitária aos municípios de Pirapora de Bom Jesus (1, 5 t), Carapicuíba (5 t) e Taboão da Serra (5,5 t). Até o início da tarde desta terça, eram 142 desabrigados e 516 desalojados em todo o estado. A Defesa Civil ainda aguarda informações da Prefeitura de Osasco.

- Araçariguama: 5 desalojados

- Barueri: 3 desalojados

- Botucatu: 80 desabrigados e 27 desalojados

- Carapicuíba: 65 desalojados

- Capivari: 27 desabrigados e 12 desalojados

- Cubatão: 2 desalojados

- Juquiá: 3 desalojados

- Peruíbe: 6 desabrigados e 100 desalojados

- Pirapora do Bom Jesus: 120 desalojados.

- Taboão da Serra: 32 desalojados

- Itaquaquecetuba: 100 desalojados 28 desabrigados.

- Itu: 16 desalojados e 16 desabrigado

- Guarulhos: 40 desalojados 12 desabrigados

- Jandira: 32 desalojados

- Juquitiba: 1 desalojado