Turismo - Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020

Em três anos, prefeita Almira consegue destravar 35 convênios de Turismo junto ao DADE

Os últimos dois convênios, um com uma década de atraso, foram destravados nesta semana passada, quando o diretor do DADE esteve em visita a Paraguaçu Paulista.

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

31/01/2020 – 17h00

Em 2017, quando assumiu a administração de Paraguaçu Paulista, só na área do Turismo a prefeita Almira Garms encontrou 35 convênios travados, com obras iniciadas com verbas do governo estadual, não concluídas e pior, sem prestação de contas.

A providência da então recém iniciada administração municipal, na época, foi buscar caminhos junto à esfera estadual para resolver um a um os projetos para que as obras pudessem ser concluídas, para que o município não tivesse que devolver dinheiro e pudesse ter seu nome “limpo”junto a órgãos como o CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal).

Três anos depois, exatamente nesta quarta-feira (29), Paraguaçu Paulista recebeu a visita do diretor do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo), Antonio Vaz Serralha, que trouxe a notícia de que os dois últimos convênios turísticos, um de 2009 e outro de 2011, foram liberados para serem finalmente concluídos.

Serralha estava acompanhado do engenheiro civil da Secretaria Estadual de Turismo, Paulo Bastos, que veio avaliar os projetos do Pavilhão Turístico e do Pavilhão de Eventos de Paraguaçu Paulista. O engenheiro atestou que, do ponto de vista técnico foram equacionadas todas as pendências e os dois últimos convênios turísticos, um de 2009 e outros de 2011, foram liberados para serem finalmente concluídos.

O diretor Serralha, que assumiu o DADETUR em 2017, mesmo ano em que a prefeita Almira assumiu a administração pública de Paraguaçu Paulista, relata como foi acompanhar o compromisso e o empenho da equipe da atual gestão municipal para destravar os 35 convênios da área do turismo nestes últimos três anos.

Assessoria de Comunicação – Qual é a boa notícia que o senhor traz para Paraguaçu Paulista hoje?

Diretor do DADETUR – Antonio Vaz Serralha - Eu vim acompanhado do engenheiro civil Paulo Bastos que veio trazer a boa notícia de equacionar tecnicamente dois convênios, que são os do Pavilhão Turístico e do Pavilhão de Eventos. Do ponto de vista técnico, foram equacionadas todas as pendências, o próximo passo é a elaboração do aditivo. Como os convênios estão vencidos, nada pode ser feito enquanto eles estão vencidos, então tem que ser aditado prazo, ajustado tecnicamente o que precisa ser feito para conclusão da obra e o município poderá licitar a obra para sua conclusão.

Assessoria – Qual o prazo para assinatura do novo convênio entre o estado e o município?

Diretor Serralha – Com os novos trâmites, eu acredito que nos dez primeiros dias de março nós poderemos estar ou com os convênios assinados ou finalizando para assinatura.

Assessoria – É do seu conhecimento os 35 convênios do Turismo que a prefeita Almira encontrou travados quando assumiu a administração de Paraguaçu Paulista. Qual o seu relato sobre esse processo de recuperação do que era considerado perdido para o município?

Diretor Serralha – Em 2017 em assumi o DADE por volta de fevereiro e um dos primeiros trabalhos que nós tivemos foi chamar os prefeitos, eles tinham acabado de assumir o mandato e herdaram situações absurdas. Eram mais de 30 convênios [no caso de Paraguaçu Paulista] com problemas como obras paralisadas. E hoje, janeiro de 2020, nós viemos aqui a Paraguaçu Paulista justamente para trazer a notícia do equacionamento dos dois últimos com problema. Então, foi um trabalho cansativo, por parte da Prefeitura [de Paraguaçu], por parte dos setores técnicos da Secretaria de Turismo [de São Paulo] que permitiram chegar nesta situação de 2020, com dois problemas ainda remanescentes em janeiro e provavelmente até final do primeiro semestre de 2020 para conclusão das obras. Ou seja, é um cenário maravilhoso. E assim é possível parabenizar a administração municipal da prefeita Almira Garms de ter se voltado para isso e resolvido os problemas, porque se não resolvesse, outros problemas podem ocorrer como o município ter o nome no CADIN. Agora, com a casa em dia, vai pode tocar em frente com a situação normalizada e conseguir firmar convênios futuros. É uma situação excepcional hoje em relação ao o que a prefeita Almira Garms encontrou no início de 2017.

Para a prefeita Almira Garms, ter a regularização desses últimos dois convênios do total de 35, é motivo de muita alegria. “O dia da visita do diretor Serralha e do engenheiro Bastos a Paraguaçu foi um dia muito feliz. A retomada do Turismo em Paraguaçu tem acontecido graças ao compromisso da nossa equipe na Prefeitura e da equipe do governo do Estado, que nunca nos faltou. Vamos terminar todas as obras iniciadas pelo prefeito Carlos Arruda Garms e que foram abandonadas pelas gestões que vieram depois. Deus me deu a oportunidade de retomar essas obras, sou grata a Ele e ao empenho da nossa equipe. Sou grata ao governador João Doria que tem nos atendido de maneira atenciosa. Sou grata ao reconhecimento do povo de Paraguaçu Paulista. É inédito tudo isso, estou muito feliz”, comemorou a prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms.

FOTO 01

A prefeita Almira Garms com o secretário estadual de Turismo Vinicius Lummertz, de quem tem teve o apoio para destravar os 35 convênios do Turismo de Paraguaçu Paulista nestes últimos três anos (Foto Arquivo)

FOTO 02

A partir da esquerda, Marcelo Lima Costa, secretário executivo da Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo, a prefeita Almira Garms e o secretário estadual de Turismo Vinicius Lummertz,  que ajudaram para a retomada do Turismo em Paraguaçu (Foto Arquivo)