.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

GABINETE - Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tiro de Guerra de Paraguaçu é homenageado pela Assembleia Legislativa de SP

Ao compartilhar a honraria com a prefeita Almira Garms, o instrutor subtenente Jules Pereira Gomes destaca o fato de ela ser a primeira mulher diretora do Tiro de Guerra em Paraguaçu Paulista.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

06/12/2019 – 09h00

 

O Tiro de Guerra 02-049 de Paraguaçu Paulista foi homenageado com a medalha Mérito Tiro de Guerra Escola de Civismo e Cidadania, instituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

A condecoração foi entregue no último dia 28 de novembro, em uma solenidade realizada na Câmara Municipal de Bauru, com presença de deputados, autoridades locais, chefes da instrução e atiradores de Tiros de Guerra homenageados, familiares e convidados.

De Paraguaçu Paulista, os homenageados foram o subtenente Jules Pereira Gomes, chefe de instrução; Jonatas Alves Barbeiro, melhor atirador combatente; Vinícius Alves Da Silva, melhor aptidão física; e Iago Favato Barbosa Franco, como destaque do ano de instrução.

Eles estiveram na Prefeitura Municipal, na semana passada, em visita à prefeita Almira Garms que é a primeira mulher diretora do Tiro de Guerra, acompanhados do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Donizete, para compartilhar a honraria.

Para a prefeita Almira, a oportunidade que os jovens têm de passar pelo Tiro de Guerra é a de ter contato com o Exército Brasileiro, “considerada a instituição que detém a maior confiabilidade da população brasileira e é uma verdadeira escola de civismo e cidadania”.

A prefeita Almira afirmou ainda que durante o ano de formação que os jovens têm no Tiro de Guerra, eles “têm praticados o patriotismo, o respeito, a disciplina, entre outros diversos valores nele cultuados, que são grandes diferenciais que fazem com que a maioria dos jovens que por ali passam levem consigo, pelo resto da vida”.

A homenagem

A medalha Mérito Tiro de Guerra instituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo é uma iniciativa do deputado Tenente Coimbra (PSL), em conjunto com a Academia de História Militar Terrestre de São Paulo, em homenagem aos atiradores dos Tiros de Guerra que foram destaque no ano de 2019 e seus chefes de instrução.

A homenagem aconteceu na Câmara Municipal de Bauru e a cidade foi escolhida por ser a mais próxima dos municípios de onde são os profissionais agraciados que receberam as condecorações Mérito Tiro de Guerra naquela ocasião, como os dos TG de Bauru, Jaú, Botucatu, Avaré, Pirajuí, Promissão, Marília, Tupã, Assis, Garça, Paraguaçu Paulista, Santa Cruz do Rio Pardo e Ourinhos.

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista cedeu o transporte até Bauru, para onde seguiram Jonatas Alves Barbeiro, melhor atirador combatente; Vinícius Alves Da Silva, melhor aptidão física; e Iago Favato Barbosa Franco, como destaque do ano de instrução, além de seus familiares, mais oito atiradores que representaram os demais companheiros e o instrutor subtenente Jules Pereira Gomes.

Há dois anos como instrutor em Paraguaçu Paulista, o subtenente Jules Pereira Gomes relata como foi a experiência de receber a medalha Mérito Tiro de Guerra instituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Ao compartilhar a honraria com a prefeita Almira Garms, ele destaca o fato de ela ser a primeira mulher diretora do Tiro de Guerra em Paraguaçu Paulista.

 

Assessoria Comunicação – Como foi fazer a indicação desses três nomes?

Subtenente Jules – Durante todo o ano nos fizemos atividades e eles vão se destacando por atividades voluntárias, físicas, sociais, na instrução, apresentação pessoal, disciplina, enfim, por vários atributos. Eles representaram a turma, até falei para eles que foi difícil escolher porque teve vários em condições de ser o destaque.

AC – Quais atividades o Tiro de Guerra tem realizado no decorrer do ano?

Subtenente Jules – O Tiro de Guerra tem a missão institucional da promoção do reservista. É a missão que eu foco, além da formação do cidadão. Em cima disso, tem algumas coisas que pertencem à grade curricular deles que são voltadas para a formação do cidadão, que são ações cívicas, sociais, humanitárias, e nesse contexto incluo algumas campanhas que já são tradicionais na cidade como a do Arroz com Feijão, doação de sangue, campanha de trânsito, por exemplo. Junto com isso, pensando no pós-Tiro de Guerra, nós acrescentamos alguns projetos para que eles cresçam profissionalmente também. É o Projeto Visão do Futuro, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial e a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, e que capacita os atiradores para o mercado de trabalho depois que eles terminarem o serviço militar obrigatório. A formação profissional tem 60 horas e é certificada pelo Instituto Federal do Amazonas. Tem também a parceria com o Corpo de Bombeiros de Paraguaçu que ofereceu o curso de socorrista e brigadista para os atiradores.

AC – Nesses dois anos em que o senhor está como instrutor em Paraguaçu Paulista, algum atirador decidiu seguir a carreira militar?

Subtenente Jules – Sim. Isso até é motivo de muito orgulho pra gente quando o atirador chega e diz que deseja seguir a carreira porque no Tiro de Guerra ele se encontrou, gostou e quer continuar. Desde o ano passado temos atiradores que estão tentando os concursos militares. Nesta semana tive contato com um deles que foi chamado para a Polícia Militar e já está sendo incorporado. Um dos atiradores deste ano, ao entregar a sua farda, disse que vai prestar concurso para a escola de sargentos. É com muito orgulho que sabemos que proporcionamos isso, que despertamos essa vocação. É muito gratificante quando despertamos este tipo de interesse, porque muitas vezes eles chegam ao Tiro de Guerra e não têm ideia do que são as Forças Armadas, do que é a porta de entrada e do tipo de carreira que eles podem ter sendo militar. E lá, no Tiro de Guerra, podemos despertar este lado, eles desabrocham esse amor à Pátria, ao patriotismo. É muito interessante.

AC – O senhor esteve com os atiradores em visita à prefeita Almira Garms para contar sobre a homenagem com a medalha Mérito Tiro de Guerra instituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Como é fazer esse relato, sendo o TG um parceiro da Prefeitura?

Subtenente Jules – A prefeita Almira é diretora do Tiro de Guerra. É a primeira mulher diretora do Tiro de Guerra em Paraguaçu Paulista. Não foi possível ela comparecer no dia da homenagem em Bauru, então nós viemos aqui para mostrar para ela e dar o retorno das atividades do Tiro de Guerra do qual ela faz parte. E agradecer o apoio que a Prefeitura disponibiliza por meio de todos os seus departamentos. Nossas atividades, apesar de básicas, se não tivermos o apoio necessários dos departamentos, nós não conseguimos realizar. A Prefeitura nos apoia muito em nossas atividades e digo que uma coisa está diretamente ligada à outra: quanto mais apoio nós temos, melhor é a formação, melhor é o retorno para sociedade e é um círculo vicioso, se não temos apoio, a formação não sai condizente, o retorno para a sociedade não vai ser muito bom. Então é uma satisfação quando conseguimos trabalhar dessa maneira com a Prefeitura.

 

FOTO 01

A partir da esquerda, os homenageados: atirador Franco como melhor instrutor, o subtenente Jules, atirador Alves como o de melhor aptidão física e o atirador Barbeiro como o melhor atirador combatente (Foto:TG 02-049/Cedidas)

 

FOTO 02

No último dia 28 de novembro a homenagem aconteceu em uma solenidade realizada na Câmara Municipal de Bauru, com deputado Tenente Coimbra (Foto:TG 02-049/Cedidas)

 

FOTO 03

Há dois anos como instrutor em Paraguaçu Paulista, o subtenente Jules Pereira Gomes compartilha a honraria com a prefeita Almira Garms e ele destaca o fato de ela ser a primeira mulher diretora do Tiro de Guerra em Paraguaçu Paulista

 

FOTO 04

A partir da esquerda, o atirador Franco, a prefeita Almira, o subtenente Jules, o atirador Barbeiro, o atirador Alves e o presidente da Câmara Serginho (Fotos: Fabrício Pena)

 

FOTO 05

A medalha Mérito Tiro de Guerra instituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo é uma iniciativa é do deputado Tenente Coimbra, em conjunto com a Academia de História Militar Terrestre de São Paulo (Foto: Fabrício Pena)

456 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.