.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Assistência Social - Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Assistência Social de Paraguaçu participa de seminário internacional sobre acolhimento familiar

Em palestra, secretária nacional de Assistência Social, Mariana Neris, apresentou panorama nacional sobre o tema.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

24/10/2019 – 14h20

 

A diretora do Departamento de Assistência Social de Paraguaçu Paulista, Márcia Mattos, participou nesta semana, de 20 a 23 de outubro, em Campinas, do III Seminário Internacional sobre Acolhimento Familiar.

O evento reuniu pesquisadores e especialistas de várias partes do mundo com o objetivo de compartilhar experiências e metodologias inovadoras com foco na reintegração familiar das crianças e, também, no apoio às famílias acolhedoras.

Márcia Mattos esteve acompanhada de Walquíria Souza que também integra a equipe do Departamento de Assistência Social da Prefeitura de Paraguaçu Paulista.

A palestra de abertura do evento foi proferida pela secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, que apresentou um panorama nacional dos serviços de acolhimento e ações da Pasta sobre o tema.

O Família Acolhedora é executado pelas prefeituras, responsáveis pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). O Ministério da Cidadania dispõe de um conjunto de orientações e de apoio técnico para os municípios que executam diretamente a oferta.

Segundo a secretária Mariana Neris, a expectativa é fomentar nos municípios uma mudança do modelo institucional – em abrigos ou casas lares – para o modelo familiar de acolhimento, de forma a reconhecer os impactos positivos ao desenvolvimento infantil.

“Pesquisas mostram que cada ano de institucionalização reduz em quatro meses o desenvolvimento infantil de forma geral na vida de uma criança”, afirma. “Queremos evitar que essas crianças sejam institucionalizadas e, caso elas precisem de uma medida protetiva do Estado, que elas sejam acolhidas em famílias acolhedoras e não em abrigos. Entendemos que a família é o melhor lugar para essa criança”, enfatiza a secretária Mariana Neris.

Já Márcia Mattos salientou que a participação do III Seminário Internacional sobre Acolhimento Familiar foi muito proveitosa, principalmente por conta da presença dos palestrantes internacionais como o espanhol Jesús Palacios e a americana Cristina Peixoto. “Eles  abordaram como lidar com os traumas recorrentes do abandono e da institucionalização”, relatou a diretora Márcia.

 

Foto 01

A diretora de Assistência Social Márcia Mattos com o palestrante espanhol Jesus Palácios, III Seminário Internacional sobre Acolhimento Familiar, em Campinas (Cedida)

 

FOTO 02

A partir da esquerda, a assistente social Walquíria Souza, a secretária Nacional de Assistência Social, Mariana Neris, e a diretora Márcia Mattos (Cedida)

292 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.