Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

Centro de Educação Ambiental de Paraguaçu recebe alunos da EMEF Helena Wirgues

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

19/08/2019 – 13h50

O Centro de Educação Ambiental – CEA – recebeu, no último dia 15, os alunos do 5º ano B da EMEF Profª Helena Wirgues Ramos de Paraguaçu Paulista.

No primeiro semestre deste ano, a professora Gisleine Gallatti trabalhou com os alunos a leitura do livro “O Cachorrinho Samba”, escrito por Maria José Dupré. Por meio do livro, a professora Gisleine abordou temas como a guarda responsável de animais e maus tratos.

Para que os alunos tivessem a oportunidade de compreender melhor a temática e poder sanar as suas dúvidas, a médica veterinária do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Cinthia Ribeiro Lourenço, realizou uma palestra no 5º ano B da EMEF Profª Helena Wirgues Ramose, quando foram abordados assuntos como cuidados com os animais, importância da vacinação, guarda responsável e maus tratos, entre outros, referentes a cães e gatos.

Após a palestra, a professora realizou, a pedido da médica veterinária Cinthia, um concurso de redação entre os alunos em que eles deveriam escrever sobre o que entenderam da palestra, quais as curiosidades sobre cães e gatos que eles têm, a importância de cuidar dos animais, a opinião deles sobre os maus tratos, entre outros assuntos abordados.

Entre as redações realizadas pelos alunos, foram escolhidas duas pela professora: de João Antônio de Souza e Ytalo Samuel Almeida Fraquim. Ao receber as redações, Cinthia convidou a turma para uma visita ao Centro de Educação Ambiental.

No CEA, os alunos visitaram o aquário onde está exposto diversos desenhos feitos por outros alunos da educação infantil municipal, realizados no primeiro semestre após palestras da médica veterinária. “Por meio da contação de história, estou desenvolvendo um trabalho de educação ambiental, buscando diminuir o abandono de cães e gatos, maus tratos animais e a guarda responsável”, relatou Cinthia.

Além de terem também seus trabalhos expostos, os autores das duas redações foram contemplados com dois mimos, como forma de parabenizar e incentivar os alunos pelo desempenho e compromisso com as atividades propostas.

Entre as atividades realizadas no Centro de Educação Ambiental de Paraguaçu Paulista, os alunos realizaram o plantio de uma árvore, oportunidade em que foi abordada a importância da preservação da natureza e os impactos ambientais causados pelas atitudes dos seres humanos.

FOTO 01

Foi realizado um concurso de redação entre os alunos em que eles deveriam escrever sobre o que entenderam da palestra, quais as curiosidades sobre cães e gatos que eles têm, a importância de cuidar dos animais, a opinião deles sobre os maus tratos. As duas redações escolhidas foram de João Antônio de Souza (esquerda) e Ytalo Samuel Almeida Fraquim (Fotos: CEA/Cedidas)

FOTO 02

A partir da esquerda, a médica veterinária da Prefeitura, Cinthia Ribeiro Lourenço, os alunos Ytalo Samuel Almeida Fraquim e João Antônio de Souza e a professora Gisleine Gallatti, da EMEF Profª Helena Wirgues Ramos (Fotos: CEA/Cedidas)