Turismo - Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

No Dia do Estudante, prefeita comemora demanda zero em Paraguaçu Paulista

A prefeita Almira Garms visitou as escolas da rede municipal de ensino na segunda-feira.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

19/08/2019 – 08h30

Com um total de 6.054 alunos na rede municipal de ensino, a prefeita Almira Garms comemorou o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, com a sensação de dever cumprido já que Paraguaçu Paulista não tem demanda reprimida para escola ou creche.

“Em 2017 tínhamos uma demanda reprimida de mais de 400 crianças e a nossa preocupação era de que todas as crianças têm direito a estar dentro de uma creche. Adotamos medidas e buscamos todos os meios para que essas crianças estivessem dentro da sala de aula, com qualidades de ensino, merenda e educação”, informou a prefeita Almira, destacando que atualmente não há demanda por vaga nas escolas e creches de Paraguaçu Paulista.

Em comemoração a esses dados e ao Dia do Estudante, 11 de agosto, a prefeita Almira visitou escolas e creches do município na segunda-feira (12). “Por aqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores, passando pelos jovens do ensino médio e superior, homenageamos todos eles neste Dia do Estudante. Uma boa educação e um bom ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados”, disse Almira.

História

Para entender as comemorações desse dia, é preciso voltar na história, pois, em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior.

Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado, que no Brasil também é celebrado no dia 11 de agosto, é uma forma de comemorar o início do ensino superior e das disciplinas jurídicas em solo brasileiro. Em 1927, durante as comemorações do centenário dessa data, o jurista Celso Gand Ley sugeriu que essa celebração fosse mais abrangente, comemorando também o Dia do Estudante.

Outro fato que reforçou ainda mais as comemorações dessa data foi a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE) no dia 11 de agosto de 1937. Com o objetivo de representar os estudantes de diversas categorias, a UNE participou de movimentos populares, como as “Diretas Já” e os “Caras Pintadas”.

FOTOS:

“Buscamos todos os meios para que nossas crianças estivessem dentro da sala de aula, com qualidades de ensino, merenda e educação”, afirmou a prefeita Almira que visitou escolas e creches no Dia do Estudante (Fotos: Gabinete/Cedidas)