Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 25 de Junho de 2019

Óleo de cozinha usado pode ser trocado por óleo limpo amanhã, em Paraguaçu

Quando descartado de forma incorreta, o óleo pode provocar poluição tanto na natureza quanto nas cidades; a troca de óleo usado acontece nesta quarta-feira, das 7 às 11 horas e no período da tarde das 13 às 17 horas, na antiga Ceagesp, à Rua Alameda Port

Óleo de cozinha usado pode ser trocado por óleo limpo amanhã, em Paraguaçu

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

25/05/2019 – 09h50

Com o sorteio de uma batedeira entre os participantes, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, vai fazer a troca de óleo de cozinha usado por óleo limpo. Basta levar duas garrafas pet com dois litros de óleo de cozinha usado em cada garrafa, e trocar por uma garrafa de 900ml de óleo novo.

A troca de óleo usado acontece toda última quarta-feira do mês, das 7 às 11 horas e no período da tarde das 13 às 17 horas, na antiga Ceagesp, à Rua Alameda Porto, 209, no Jardim Panambi.

Todos os meses, para incentivar a troca de óleo usado pelo novo, é realizado o sorteio de um brinde entre os participantes. Em maio, a sorteada foi Vanessa Moraes Fernandes que ganhou uma panela elétrica de arroz. Para este mês de junho, será sorteada uma batedeira. O sorteio acontece às 17 horas e todos os munícipes que trocaram o seu óleo usado participam.

Na última campanha de troca de óleo de cozinha usado por óleo limpo, realizada no dia 29 de maio, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do Centro de Educação Ambiental, arrecadou 1.546 litros de óleo sujo. Houve um avanço significativo de mais 424 litros de óleo sujo que não foram jogados no meio ambiente, pois em abril foram arrecadados 1.121 litros de óleo de cozinha usado.

De acordo com a coordenadora do Centro de Educação Ambiental de Paraguaçu Paulista, Ana Flávia Vieira Lima, Diariamente, em residências, lanchonetes e restaurantes, por exemplo, o óleo de cozinha é bastante utilizado na preparação de alimentos em geral. “Infelizmente, muitas pessoas descartam o óleo utilizado de qualquer forma, não se preocupando com a poluição provocada por ele. O óleo de cozinha é uma mistura de substâncias que não apresenta solubilidade alguma na água. Assim, sempre que o óleo entra em contato com água, não ocorre a sua dissolução, e eles ficam separados em virtude da diferença de densidade”, esclareceu Ana Flávia.

Ela ressalta que, quando descartado de forma incorreta, o óleo pode provocar poluição tanto na natureza quanto nas cidades e que entre alguns dos afetados pela poluição provocada pelo óleo estão a água, o solo, o clima e a estrutura pública.

FOTO:

O óleo misturado com a água pode provocar prejuízos ambientais. A troca de óleo usado acontece nesta quarta-feira (26), das 7 às 11 horas e no período da tarde das 13 às 17 horas, na antiga Ceagesp, à Rua Alameda Porto, 209, no Jardim Panambi (Foto Ilustrativa)