Esportes e Recreação - Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

Paraguaçu se prepara para o Dia do Desafio

A 25ª edição da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas acontecerá em 29 de maio; o Dia do Desafio mobiliza mais de 37 milhões de pessoas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

24/05/2019 – 17h00

Com um convite ao movimento, Paraguaçu Paulista se prepara para Dia do Desafio, uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação, de acordo com a professora Darleine Neris que está à frente da organização do evento junto com o coordenador do Departamento de Esportes, Enner Arns Holl dos Santos.

As atividades do Dia do Desafio são desenvolvidas pela Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com instituições públicas e privadas, do comércio local, das escolas municipais, estaduais e particulares, academiais de saúde, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, todos os departamentos municipais, e contam também com a participação de toda a sociedade.

O Dia do Desafio é realizado em nível mundial e, em 2018, foi apresentado o Desafio Trienal – 2018 a 2020. “Com o objetivo de proporcionar uma participação ainda mais qualificada, foram sorteadas duplas de cidades que se tornaram competidoras e parceiras por três anos. Paraguaçu Paulista, por exemplo, compete desde o ano passado com o município de Taquari, do Rio Grande do Sul. O resultado contemplará tanto os números conquistados pela cidade, como a somatória de seus esforços”, explicou Darleine.

O principal objetivo desta data é motivar a população à prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental. Durante todo o dia, as pessoas das cidades se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.

Na competição, vence o município que enviar mais fotos que registrem o maior número de pessoas em alguma atividade física.

Então, o pedido dos organizadores é para que todas as pessoas que fizerem algum tipo de atividade física no decorrer do Dia do Desafio, registrem o momento e enviem a foto pelo whatsApp no número (18) 9 9776-1581, para Débora Durães. As fotos também podem ser enviadas para o e-mail esporte@eparaguacu.sp.gov.br, até as 20 horas do dia 29 de maio, quarta-feira.

Como tudo começou

O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o Dia do Desafio mobilizaria mais de 37 milhões de pessoas de 3.189 cidades das Américas. Os dados são de 2018.

FOTO CAPA

As atividades do Dia do Desafio são desenvolvidas pela Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com instituições públicas e privadas, do comércio local, das escolas municipais, estaduais e particulares, academiais de saúde, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, todos os departamentos municipais, e contam também com a participação de toda a sociedade (Foto: Silvana Paiva)

FOTO 01

O coordenador do Departamento de Esportes, Enner Arns Holl dos Santos e a professora Darleine Neris estão à frente da organização do Dia do Desafio, uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis (Foto: Silvana Paiva)