Educação - Terça-feira, 14 de Maio de 2019

EMEF Cleia Caçapava simula processo eleitoral para eleger Grêmio Estudantil

Para a diretora da escola, Sâmia Guerino de Andrade, o Projeto Cidadania apontou a importância do Grêmio Estudantil e salientou as responsabilidades cívicas, sociais, culturais, desportivas e educacionais.

EMEF Cleia Caçapava simula processo eleitoral para eleger Grêmio Estudantil

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

14/05/2019 – 10h45

A eleição para o Grêmio Estudantil da EMEF Professora Cleia Caçapava Silva foi uma oportunidade para ensinar aos alunos o processo de votação e, de quebra, para falar sobre cidadania.

Assim tiveram início as atividades do Projeto Cidadania com aulas sobre ato Cívico, cidadania, reunião pró-grêmio, assembleia geral para aprovação do estatuto do grêmio, inscrições das chapas interessadas em concorrer ao pleito, período de divulgação e propaganda eleitoral, eleição e posse. As chapas que concorreram foram Direitos dos Alunos (D.D.A), Evolução Escolar (E.E.), Geração Consciente (G.C.) e Poder, Igualdade e Vitória (P.I.V.).

A eleição ocorreu no dia 23 de abril e contou com uma inovação implementada pelo professor Eduardo José Neves Santos, de História: o voto eletrônico. Assim, quando o último aluno votou já foi possível verificar todos os dados da votação como total de votos, votos nulos, brancos e porcentagem de votos que cada chapa recebeu. Todos os alunos dos 4º aos 9º anos votaram, totalizando 338 votos.

Também, na oportunidade, estiveram presentes para prestigiar a conclusão do Projeto Cidadania desenvolvido pela EMEF Cleia Caçapava Silva, as coordenadoras do Departamento de Educação e Esporte, Paula Prada e Maria Teresa Costa Moya, e a chefe do Cartório Eleitoral de Paraguaçu Paulista, Cláudia Marcon.

Depois de eleitos, os membros da chapa vencedora Geração Consciente, nomeados Grêmio Estudantil da EMEF “Professora Cléia Caçapava Silva”, foram empossados no dia 25 de abril, para assumirem o mandato para o biênio 2019/2020.

A diretora da escola, Sâmia Guerino de Andrade, apontou a importância do Grêmio Estudantil para a escola e salientou a cada um dos membros dessa entidade “as responsabilidades cívicas, sociais, culturais, desportivas e educacionais que agora possuem”.
Já para a equipe escolar, preocupada com uma formação educacional de qualidade, todas as etapas do processo de votação quando se pode falar mais sobre cidadania, “contribuíram para que os alunos desenvolvessem habilidades essenciais, tendo oportunidade de exercer a participação, a autonomia, a liderança, o protagonismo juvenil e a cidadania, vivenciando a democracia”, de acordo com a orientadora pedagógica da Clea Caçapava, Marla Cecília Gil de Oliveira Enir.

FOTO 01

A diretora Samia Guerino, fala aos alunos sobre a eleição para o Grêmio Estudantil da EMEF Professora Cleia Caçapava Silva, em que eles aprenderam o processo da votação e, de quebra, sobre cidadania

FOTO 02

A partir da esquerda, a chefe do Cartório Eleitoral Cláudia Marcom, as coordenadoras do Departamento de Educação e Esporte, Paula Prada e Maria Teresa Costa Moya, a professora Gláucia De Lima Ferreira Marcon e a diretora Samia Guerino