Industria e Comercio - Sexta-feira, 10 de Maio de 2019

Procon de Paraguaçu orienta consumidores sobre compras para o Dia das Mães

O lojista deverá exibir, em local de fácil acesso, as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento.

Procon de Paraguaçu orienta consumidores sobre compras para o Dia das Mães

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

10/05/2019 – 11h50

Datas comemorativas são marcadas por um intenso período de compras e comércio lotado com as pessoas em busca de presentes. Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado neste domingo, dia 12 de maio, as opções são muitas e as dúvidas sobre o melhor presente no preço ideal também. Por essa razão, o Procon de Paraguaçu Paulista preparou algumas orientações para os consumidores.

A coordenadora do Procon, Sílvia Alvim, explica que antes da escolha do presente, o consumidor precisa avaliar a sua situação financeira e não se deixar atrair por promoções, pois nem sempre a oferta anunciada representa de fato uma redução no preço do produto. Ela orienta que pesquisar os preços em diferentes lojas é fundamental. “É recomendado negociar valores, formas de pagamento e pedir descontos para pagamento à vista. E o consumidor tem que ter em mente que o presente ideal é aquele que agrada e que não vai desequilibrar o seu orçamento”, comenta.

A coordenadora do Procon dá outras dicas sobre quais são os pontos essenciais a serem observados antes de fazer as compras para o Dia das Mães:

Compras

– Na hora da compra, pesquise em vários locais os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir e considere sempre a possibilidade de pagar à vista ou em pequenas parcelas sem juros;

– Fique atento aos produtos em exposição, todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara. Os produtos expostos na vitrine e no interior da loja devem exibir o preço à vista, a prazo e a taxa de juros aplicada;

– O lojista deverá exibir, em local de fácil acesso, as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento;

– Caso o presente escolhido seja um eletrônico ou eletrodoméstico, o consumidor deverá testar sempre que possível o funcionamento do produto na loja. Quando o produto for entregue em casa, deve-se somente atestar o recebimento após conferir o perfeito estado do mesmo;

– Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos. É comum que cartazes nas lojas informem que produtos comprados na promoção não podem ser trocados, mas se o produto apresentar defeitos, o consumidor tem direito a reparação ou a restituição do valor pago. Todo produto ou serviço tem garantia legal, segundo o CDC – Código de Proteção e Defesa do Consumidor;

– O Código de Proteção e Defesa do Consumidor determina que toda a oferta de produtos seja cumprida pelo fornecedor que a veiculou. Portanto, se alguma empresa negar o que prometeu, é possível reclamar, desde que munido do material publicitário;

– Os produtos devem ser entregues e montados, se necessário, no dia e hora pré estabelecidos no ato da compra;

– Independente do presente escolhido, a nota fiscal deve ser exigida, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.

Trocas

Antes de concluir a compra, o consumidor deverá se informar se a loja aceita trocas e verificar as condições para realizá-la. Essa informação é muito importante, pois as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito simplesmente porque não agradou ou o tamanho não serviu.

Neste caso, Sílvia Alvim esclarece que muitos consumidores acham que podem realizar a troca de produtos em perfeito estado, no prazo de sete dias, mas isso só é possível para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como internet. “As trocas de produtos não defeituosos adquiridos em lojas físicas é uma liberalidade do estabelecimento e não uma obrigação”, explica. Por essa razão, antes de ir ao caixa, é importante verificar se o produto não possui algum defeito aparente e realizar testes de funcionamento.

Reclamação

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente na sede do Procon, localizado na Rua 15 de novembro, nº 500, 1º andar, no centro de Paraguaçu Paulista. O horário de funcionamento é das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Foto Ilustrativa