Administração - Quarta-feira, 13 de Março de 2019

Paraguaçu Paulista comemora 94 anos com tradicional desfile

Paraguaçu Paulista comemora 94 anos com tradicional desfile

Centenas de pessoas compareceram ontem (12) de março de 2019 ao tradicional desfile em comemoração aos 94 anos da cidade de Paraguaçu Paulista. 34 grupos entre eles escolas, comitivas e organizações sociais desceram a Avenida Paraguaçu com bandeiras, faixas e carros de som que felicitavam a cidade.

A Lyra Maestro Roque Soares de Almeida abriu o evento com o hino nacional para o hasteamento das bandeiras no Ato Cívico que reuniu autoridades como a prefeita Almira Garms, o vice Clemente Junior, o presidente da Câmara Municipal Sérgio Ferreira e demais representantes dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário da cidade e região, além da Imprensa.

No hasteamento das bandeiras foram convidados personalidades importantes e representantes de parentes pioneiros da cidade. Os convidados foram o presidente da OAB, Dr. Douglas Amoyr Khenayfis Filho, o neto do Coronel Antônio Nogueira, Dr. Odilon Amaral Nogueira e o sobrinho do Sr. Domingos Paulino Vieira (desbravador Minguta), Lázaro Vieira.

Para a prefeita Almira Garms o desfile reafirma os valores da cidade de Paraguaçu Paulista e propõe a reflexão de unidade e compromisso cívico. “Fizemos questão de realizar o desfile comemorativo de aniversário da cidade, esse é sem dúvidas, um momento em que todas as pessoas se sentem mais pertencentes à cidade e celebra mais um ano de existência”, explica.

Sobre Paraguaçu Paulista

A cidade tem suas raízes históricas no distrito de Conceição de Monte Alegre, fundado por José Teodoro de Sousa, que fez doação, em 1873, de uma área de 193 hectares para a fundação de um novo patrimônio. Na época, a região já era habitada por três etnias indígenas: caiouás, xavantes e caingangues.

Em 1891, Conceição de Monte Alegre foi elevada à categoria de distrito, cujo território se estendia entre o rio Paranapanema e rio do Peixe, até as barrancas do rio Paraná. Os primeiros habitantes não índios da região foram José Teodoro Filho, Manuel Pereira Alvim e José Antônio de Paiva, os quais se instalaram nas margens do ribeirão Alegre e do rio São Mateus.

Em 30 de dezembro de 1924, tornou-se município (unidade político-administrativa independente), tendo sido instalado em 12 de março de 1925. Em 1948, teve a sua organização político-administrativa definida com a criação do distrito-sede de Paraguaçu Paulista. Em 5 de março de 1997, Paraguaçu Paulista foi transformada em estância turística.