Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Quarta-feira, 13 de Março de 2019

Prefeitura inaugura praça e realiza plantio de Ipês

O evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e inauguração da praça ‘Lázaro Calixto de Oliveira’

Prefeitura inaugura praça e realiza plantio de Ipês

Assessoria de Comunicação da Prefeitura - William Asaph Yanraphel

(Foto: Depto. de Comunicação)

A Entrada da Pista de Caminhada do Centro de Convergência de Paraguaçu Paulista foi palco hoje (08) no dia Internacional da Mulher da Inauguração da Praça ‘Lázaro Calixto de Oliveira’ (Lazinho do Horto) e do Plantio de Árvores por Mulheres. Essa é uma iniciativa da prefeita Almira Garms em colaboração com a sociedade civil e o departamento de Turismo.

Na ocasião, foram convidadas mulheres de diferentes segmentos da cidade para realizar o plantio de Ipês em homenagem a todas as mulheres do município. As convidadas foram:     Jussimar Benazzi Oliveira, Neide Aparecida Teodoro de Lima,  Lucila Nascimento, Silvia Salomão, Maria Augusta de Freitas Cação, Francelina G. Matheus, Neuza Zanata, Mioko Kakinohana, Maria Alice Santana, Cristiane Bonfim, Elza Pacheco, Márcia Mattos e Malvina Teixeira de Lima.

Segundo a prefeita Almira Garms a árvore Ipê demonstra a força e alegria da mulher paraguaçuense. “Quem conhece a árvore sabe da exuberância que é e penso que nada melhor para traduzir a importância da mulher brasileira. O plantio dos Ipês foi realmente momentos memoráveis para todas nós presentes”.

Sobre o Ipê
O Ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Durante muitos anos o Ipê foi considerado a árvore nacional. Foi substituída pelo Pau-Brasil, tendo o título modificado para flor nacional.

Essa árvore costuma ter entre 6 a 12 metros, sendo que o ipê amarelo pode chegar até 25 metros de altura dependendo do local plantado. Na primavera costuma oferecer um espetáculo de cores se destacando em meio a tantas outras espécies nos espaços públicos. A coloração das flores podem ser nas seguintes cores: branca, amarela, vermelha, rosa e roxa.