Paraguaçu Paulista, sexta-feira, 09 de dezembro de 2022 Telefone (18) 3361-9100

Administração - Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018

Horário de verão terá início em 18 de novembro

Horário de verão terá início em 18 de novembro

Ministério da Educação havia pedido mudança na data por causa da realização do Enem

04/10/2018

O governo federal decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro, a pedido do Ministério da Educação (MEC). Anteriormente, o horário de verão estava previsto para começar no dia 4 de novembro. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (3), pelo Palácio do Planalto.

O MEC pediu a alteração no mês passado ao presidente Michel Temer por causa da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O primeiro domingo de provas coincidiria com a data em que os relógios deveriam ser adiantados em uma hora, em parte do País. A pasta temia que os candidatos perdessem o exame, caso as provas fossem aplicadas no mesmo dia da mudança dos relógios.

Um decreto do dia 15 de dezembro do ano passado definiu o início do horário de verão para o primeiro domingo de novembro. Antes do decreto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia solicitado que a mudança não coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano, marcado para 28 de outubro.

As datas das provas do Enem só foram divulgadas pelo Ministério da Educação em 18 de janeiro deste ano - considerando 4 e 11 de novembro. A coincidência das datas só foi percebida recentemente e então o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, ao se dar conta da coincidência das datas, solicitou ao MEC que pedisse a alteração do início do horário de verão.

FOTO:

No horário de verão, relógios são adiantados em uma hora (Foto: Agência Brasil/Reprodução)

Versão do sistema: 2.0.0 - 09/12/2022

Portal atualizado em: 08/12/2022 14:01:46