Administração - Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

Prefeita Almira participa de evento sobre “Saneamento para Cidades Inteligentes”

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva 25/09/2018 A prefeita de Paraguaçu Paulista Almira Garms participou do evento "Saneamento para Cidades Inteligentes" que aconteceu nestas segunda e terça-feira (24 e 25) em São Paulo. Na ocasião, a prefeita Almira estava acompanhada da engenheira agrônoma da Prefeitura de Paraguaçu, Priscilla Ruiz. Promovido pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes, o evento “Saneamento para Cidades Inteligentes – Qualidade de Vida e Sustentabilidade”, foi realizado com o apoio de consórcios parceiros e abordou a questão da regionalização como forma de promover o saneamento básico em cidades brasileiras. Nesse sentido, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista encabeçou o projeto voltado à organização e criação de consórcio entre municípios da região oeste do Estado de São Paulo, o CIRSOP, com o objetivo de implantar aterro regional para tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos. “O objetivo do encontro foi o de sensibilizar prefeitos e gestores públicos sobre a importância de projetos e ações regioalizadas como forma de realização de melhorias na qualidade de vida dos seus cidadãos. Participamos de debates e reflexões sobre saneamento pautado em qualidade de vida e sustentabilidade”, informou a prefeita Almira. Consórcios e parcerias privadas Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas para melhorar a vida e a saúde dos habitantes, impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social. O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais, entre outros, formam o conjunto de serviços de infraestruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade. Considerado um dos maiores desafios da gestão pública e privada, o saneamento é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde pública. A prefeita Almira ressalta que o investimento em ações voltadas para saneamento básico é crucial na sociedade. “Cada R$ 1,00 investido em saneamento equivale a uma economia de R$ 4,00 na área de saúde, representando medidas de prevenção e controle de doenças”, destacou a prefeita. A formação de consórcios públicos e parcerias privadas, por exemplo, é a alternativa mais viável para enfrentar os problemas e dificuldades com a gestão de resíduos sólidos. O projeto de implantação do consórcio entre municípios da região oeste do Estado de São Paulo, do qual Paraguaçu Paulista faz parte, está confirmado. O projeto já conta com orçamento programado e o convênio será assinado com a Funasa, a Cetesb e o CIRSOP. Para a prefeita Almira Garms. “essa grande iniciativa coloca Paraguaçu Paulista entre os poucos municípios que se encontram em estado avançado quando o assunto é tratamento e destinação de resíduos sólidos, uma conquista muito importante para a limpeza e saúde pública e, principalmente, para a preservação e conservação do meio ambiente na região do Oeste Paulista”. FOTO 01: No evento "Saneamento para Cidades Inteligentes", a prefeita Almira estava acompanhada da engenheira agrônoma da Prefeitura de Paraguaçu, Priscilla Ruiz (Foto Arquivo: Gabinete/Cedida) FOTO 02 A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, representada pela prefeita Almira e pela engenheira Priscilla Ruiz, encabeçou o projeto voltado à organização e criação de consórcio entre municípios da região oeste do Estado de São Paulo (Foto: Gabinete/Cedida)