Administração - Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

Paraguaçu ganha 24 rampas de acessibilidade no centro da cidade

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva 24/09/2018 Nesta sexta-feira (21) foi comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e Paraguaçu Paulista pôde celebrar a data com a conclusão de mais uma conquista para a população: as rampas de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais no centro da cidade. Foram construídas 24 rampas e o projeto faz parte do convênio entre a Prefeitura de Paraguaçu Paulista e o DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias para a recuperação das vias em bloquete no centro da cidade. A obra de recuperação das vias em bloquete foi feita nas Ruas 12 de Março, entre a rua 15 de Novembro e a Avenida 7 de Setembro; entre a Avenida 7 de Setembro e a Avenida Brasil; na Rua Santos Dumont, na quadra em frente ao Banco do Brasil; na 15 de Novembro na quadra em frente ao Palace Hotel. A parte final da recuperação das vias em bloquete está sendo agora a construção das rampas de acessibilidade, depois será feita a pintura de chão das vagas para deficiente físico e para idosos. Ao falar sobre as rampas de acessibilidade no centro da cidade, a prefeita Almira Garms aponta que a mobilidade urbana é um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas com necessidade especiais. “Ao falar de pessoas com deficiência, a gente não pode esquecer de falar de acessibilidade, que significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações”, afirmou Almira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, existem cerca de 24,5 milhões de deficientes físicos. Desse total, a maioria necessita do uso da cadeira de rodas para se locomover. “Mesmo com esse grande índice, um dos principais problemas que eles enfrentam no seu cotidiano diz respeito à acessibilidade para cadeirantes, um assunto que precisa ser mais discutido e disseminado na sociedade”, enfatizou a prefeita Almira Garms. FOTOS: Paraguaçu ganha 24 rampas de acessibilidade no centro da cidade (Fotos: Fabrício Pena)