Administração - Sexta-feira, 31 de Agosto de 2018

Formatura do Proerd reúne mais de 400 alunos em Paraguaçu Paulista

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência atende alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva 31/08/2018 Foi realizada no salão do Paraguaçu Tênis Clube, no último dia 21, cerimônia de formatura dos mais de 400 alunos dos quintos anos do ensino fundamental das escolas municipais e particulares que participaram do Curso Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Estiveram presentes, além dos alunos, pais e professores, o tenente-coronel Merloti, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Assis, o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Paraguaçu, capitão Ronny Emerson Gomes, do subcomandante da unidade local, tenente Domingues, o vice-prefeito Clemente Júnior, a vereadora Neide Teodoro, as diretoras dos Departamentos de Educação Elzinha Pacheco e de Assistência Social Márcia Mattos, entre outras autoridades. Como parte do rito de formatura, um momento simbólico é quando todos os formandos prestaram o juramento solene, perante os militares e sociedade, de ficarem longe das drogas e não praticar nenhum ato de violência. Para a diretora de Educação, Elzinha Pacheco, a parceria com a Polícia Militar para a realização do Proerd é essencial para a educação. “Esse é um trabalho preventivo e o aluno fica muito entusiasmado com o que ele vê, com o que ele recebe. E traz a aproximação dos policiais com uma humanização muito grande. O aluno percebe que o policial não esta aí apenas para prender bandido, mas também para outras coisas como, no caso do Proerd, para a prevenção às drogas. E vai além disso, pois o Proerd traz também a família, o elo das escolas, o pertencimento, a gratidão, a alegria, o encontro, e tudo isso é sensacional para a educação”, afirmou Elzinha. Proerd O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família. Tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. O Proerd se propõe a trabalhar sobre as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas estabelecendo sobre os riscos decorrentes da dependência química e orientando as crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas; e fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes a valorizarem a vida, mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência. FOTO 01 Mais de 400 alunos dos quintos anos do ensino fundamental das escolas municipais e particulares de Paraguaçu participaram do curso Proerd FOTO 02 A cerimônia de formatura foi realizada no salão do Paraguaçu Tênis Clube, no último dia 21, com a presença de cerca de mil pessoas, entre alunos, pais, professores e autoridades FOTO 03 A partir da esquerda, a diretora de Educação. Elzinha Pachecho, o tenente-coronel Merloti, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Assis, o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Paraguaçu, capitão Ronny Emerson Gomes, do subcomandante da unidade local, tenente Domingues FOTO 04 As diretoras de Educação, Elzinha Pacheco, e de Assistência Social, Márcia Mattos FOTO 05 Como parte do rito de formatura, um momento simbólico é quando todos os formandos prestaram o juramento solene FOTO 06 O tenente-coronel Merloti, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Assis, fala aos presentes (Fotos: Departamento de Educação/Cedidas)