Administração - Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

À frente de outros municípios, Paraguaçu resgata projetos e conclui obras

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva 17/08/2018 Enquanto outros municípios da região estão sendo acionados pelo Ministério da Saúde para devolver dinheiro de obras inacabadas, Paraguaçu Paulista avança na retomada de projetos e na conclusão de obras que estavam paradas. Um exemplo recente de obra retomada e concluída foi a inauguração do CEM – Centro de Especialidades Médicas, no início de julho. Esta era uma obra que estava parada havia cerca de cinco anos e a Prefeitura de Paraguaçu Paulista estava em iminência de ter que devolver aproximadamente R$ 4 milhões para o Ministério da Saúde. Outra obra que estava abandonada havia mais de quatro anos é a da Unidade Básica de Saúde VII, na Barra Funda. A prefeita Almira Garms relata que, para não perder o convênio e não devolver dinheiro, a municipalidade teve que retomar a obra da estaca zero. “Aquilo era uma afronta à população de Paraguaçu. Quando assumimos a obra, o local estava abandonado, com mato por todo lado na altura de mais de um metro e ainda corríamos o risco de ter que devolver o dinheiro, sem poder entregar a unidade para a população. Mas conseguimos retomar, fazer um aditamento no contrato do convênio da obra e, daqui três meses, entregaremos a Unidade Básica de Saúde VII para a população da Barra Funda”, informou a prefeita Almira. Ainda na área da Saúde, outra obra que deverá ser entregue em breve para a população é a Unidade Básica de Saúde do distrito de Conceição de Monte Alegre. Já na área da Educação, estão sendo concluídas a ampliação da Creche Balão Mágico e a remodelação da quadra poliesportiva “DIDI” da EMEF Cléa Caçapava; no Esporte, em breve, os moradores do Conjunto Habitacional Lina Leuzzi terão o campo de futebol society, além da pista de skate localizada do Centro de Convergência; na Segurança, será concluído o monitoramento das vias públicas por câmeras e está sendo feita a adequação da Avenida Siqueira Campos visando maior segurança no trânsito; o Turismo está priorizando para os próximos meses a volta do trem turístico Moita Bonita, a remodelação da Fonte Luminosa e do Jardim das Cerejeiras; do Meio Ambiente, foram adquiridos veículos novos para o transbordo do lixo; no departamento de Obras e Serviços Urbanos, está sendo feita a adequação das instalações da Ceagesp para melhor acomodação do setor; na área da Cultura está sendo construída a nova sede da Capoeira; para a Assistência Social foram feitas reformas e adequações dos CRAS I e II, reforma do Clube da Juventude II, aquisição de climatizadores para o CCI, além de aquisição de veículo para o CREAS. Na região Doze prefeituras da região podem ter que devolver R$ 3,5 milhões para a União. O dinheiro seria usado para construir, reformar e melhorar unidades de saúde em 12 cidades, mas nada foi feito. São projetos inacabados, mau feitos e outros que nem saíram do papel, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O dinheiro foi liberado entre 2011 e 2012 para construir, ampliar ou reformar 26 unidades de saúde. No entanto, o prazo para o início das obras acabou, mas nenhuma delas saiu do papel. Com isso, as propostas foram canceladas pelo Ministério e agora, mediante portaria, os valores que foram repassados a esses municípios precisam ser devolvidos. Município mais próximo a Paraguaçu Paulista que também está nesta lista é Lins, que chegou a construir um prédio que deveria ser inaugurado em 2015 mas, até agora, está inutilizado pois, segundo a prefeitura, o repasse do Governo Federal não seria suficiente para manter o funcionamento da unidade e o município também não teria condições de realizar os atendimentos. “Para não cair nessa mesma situação de alguns municípios que estão sendo acionados para devolver dinheiro, como é o caso de Lins, nós tivemos que fazer aditamentos em contratos, abrir novas licitações e, em alguns casos, arcar com os custos extras das orbas com dinheiro do próprio município”, informou a prefeita de Paraguaçu Paulista Almira Garms. FOTO 01, 02 e 03 ANTES: A obra da UBS VII estava abandonada havia mais de quatro anos, com mato por todo lado na altura de mais de um metro FOTO 04, 05 e 06 HOJE: A prefeita Almira Garms, junto dos engenheiros Elza Salomão e Joaquim Cambraia, da diretora de Saúde Cristiane Bonfim e do construtor Cristiano Afonso Ramos, acompanha a etapa final da obra da Unidade Básica de Saúde VII, na Barra Funda FOTO 07 O trem turístico Moita Bonita voltará a funcionar: nessa semana passada foram entregues mais de 4 mil dormentes para a recuperação da linha férrea no trecho até Sapezal FOTO 08 Em breve, os moradores do Conjunto Habitacional Lina Leuzzi terão o campo de futebol society FOTO 09 Está sendo feita a adequação da Avenida Siqueira Campos visando maior segurança no trânsito FOTO 10 Um exemplo recente de obra retomada e concluída foi a inauguração do CEM – Centro de Especialidades Médicas, no início de julho FOTO 11 Na área da Cultura, está sendo construída a nova sede da Capoeira (Fotos: Fabrício Pena e Silvana Paiva)