Administração - Terça-feira, 10 de Julho de 2018

Paraguaçu ganha espaço de excelência em saúde: o CEM – Centro de Especialidades Médicas

O CEM oferece mais de 20 especialidades médicas com uma previsão de mais de dez mil atendimentos por mês. Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva 06/07/2018 Paraguaçu Paulista recebeu na sexta-feira, dia 6 de julho, o CEM – Centro de Especialidades Médicas – Ricardo Barros, em homenagem ao ex-ministro da Saúde. Com uma área de 1.400 m2 e uma estrutura de excelência para o acolhimento dos usuários, o CEM oferece atendimento de 24 especialidades médicas. Entre as especialidades a população terá acesso no CEM a cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, neurologia, dermatologia, neuropediatria, ortopedia, otorrinolaringologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, pediatria, clínica geral, vacinas, curativos, inalação, eletrocardiograma, teste do pezinho, pequenas cirurgias, serviço social, além do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas com serviços de periodontia e endodontia (tratamento de canal) e o SAE – Serviço de Atendimento Especializado DST/ AIDS. Tudo isso com uma estimativa aproximada de mais de dez mil atendimentos por mês. Para a inauguração do CEM, a cerimônia contou com a presença do homenageado Ricardo Barros, da prefeita Almira Garms, do vice-prefeito Clemente Júnior, dos vereadores do município, dos prefeitos das cidades de Lutécia, Tarumã e Borá, dos freis João e Danilo, do pastor Xavier, da diretora municipal de Saúde Cristiane Bonfim, do deputado Mauro Bragato, dos funcionários da Saúde, entre outros. A homenagem a Ricardo Barros foi determinada por meio do Decreto 6.306/2018, de autoria do Poder Executivo, já que o Centro de Especialidades Médicas é uma realidade graças à sensibilidade do parlamentar à época em que ele era ministro da Saúde. Foi ele quem intercedeu a favor dos municípios para que pudessem dar outra destinação aos prédios das UPAS. Com o novo espaço, a diretora de Saúde, Cristiane Bonfim explica que os funcionários serão beneficiados porque vão ter um ambiente salubre de trabalho, os médicos ganham porque vão ter áreas separadas por especialidades, a população também ganha porque vai ficar melhor acomodada com alas separadas por atendimento e especialidades como, por exemplo, as crianças que vão ter uma ala pediátrica. “Vamos acomodar em um único prédio, três serviços importantes: a parte de especialidades médicas, a odontológica e o SAE-CTA que é o Programa Municipal de DST/Aids. Além disso, cada médico vai ter a sua própria sala, sendo que hoje no Postão um médico tem que aguardar o outro sair para poder usar a mesma sala para começar o atendimento”, relatou Cristiane. Com a inauguração do CEM, o Posto Central de Saúde, mais conhecido como Postão, foi desativado, pois já não suportava mais as necessidades da população. O CEM Ricardo Barros oferece as especialidades: cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, neurologia, dermatologia, neuropediatria, ortopedia, otorrinolaringologia, pequenas cirurgias, pediatria, clínica geral, vacinas, curativos, inalação, eletrocardiograma, teste do pezinho, CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, periodontia, endodontia (tratamento de canal), SAE – Serviço de Atendimento Especializado DST/ AIDS, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e serviço social, com uma estimativa aproximada de mais de dez mil atendimentos por mês. FOTOS A inauguração do Centro de Especialidades Médica aconteceu no último dia 6 de julho. O CEM oferece mais de 20 especialidades médicas para a população, com uma estimativa aproximada de cerca de dez mil atendimentos por mês (Fotos: Fabrício Pena e Mané Moreno)