.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
As Unidades de Saúde e farmácias da cidade possuem locais específicos para coleta segura
A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista reforça a importância do descarte correto de medicamentos não utilizados e fora do prazo de validade, um cuidado crucial para evitar a poluição e risco à saúde. A Secretaria de Saúde adota rigorosos processos de controle para evitar o desperdício em seus próprios estoques. Cada medicamento é registrado no sistema com lote e validade. O manuseio do estoque é feito com a prática "primeiro que vence, primeiro que sai", garantindo que os medicamentos sejam dispensados com durabilidade suficiente para o tratamento dos pacientes. No caso de medicamentos que sobraram após o término de um tratamento ou de pessoas falecidas, é feita uma análise para verificar a possibilidade de reutilização, desde que estejam devidamente fechados e em condições. Caso contrário, uma empresa responsável é acionada para o recolhimento e descarte adequado.
A população tem acesso fácil a pontos de coleta seguros no município:
Unidades de Saúde: Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF) possuem um tambor específico para o descarte.
Farmácias Municipais: A Farmácia Cidadã e a Farmácia de Alto Custo também contam com coletores.
Farmácias Particulares: A maioria das farmácias privadas da cidade é parceira e oferece pontos de descarte seguro.
Periodicamente, esses medicamentos são recolhidos e centralizados na Farmácia Cidadã para a devida avaliação e encaminhamento para descarte final por empresas especializadas.

Líquidos: Xaropes e medicamentos líquidos não devem ser descartados em pias ou vasos sanitários.
Agulhas e Perfurocortantes: Pacientes diabéticos que utilizam insulina, por exemplo, devem colocar as agulhas em garrafas PET para garantir o descarte seguro, evitando acidentes com os coletores de lixo, e levá-las aos pontos de coleta.
Matheus Machado - Secretaria de Saúde
.
.
.
.