.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
No Dia Mundial de Combate à AIDS (1º de dezembro), a Secretaria de Saúde, por meio do SAE/CTA e parceiros, realizou ações de prevenção, testagem e combate ao estigma
A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista integra o esforço global para conscientizar sobre o HIV/AIDS no Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro. A data, que no Brasil marca o início da campanha Dezembro Vermelho, serve para mobilizar governos, sociedades civis e a população em geral em torno de prevenção, testagem, tratamento e, fundamentalmente, o combate ao estigma e discriminação. Em Paraguaçu Paulista, as ações da Secretaria de Saúde já estão em andamento. O Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA) recebeu trabalhadores da coleta de material reciclável para um café da manhã, orientações e testagens. Além disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Popular disponibilizou diversos serviços de saúde em conjunto com a Equipe Multidisciplinar (E-Multi) e a APCC (Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer). Entre os serviços oferecidos, foram realizados 50 testes rápidos de HIV e Sífilis, além de orientações e apoio em saúde com profissionais da E-Multi, cadastro de pacientes para a ralização do exame de PSA, depoimento com voluntário da APCC.

O relatório 2025 do UNAIDS, que compila dados globais sobre HIV/AIDS, alerta para números significativos:
A estimativa é de 40,8 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo em 2024 – entre adultos e crianças.
Em 2024, 1,3 milhão de novas infecções ocorreram globalmente.
Cerca de 630 mil pessoas morreram por causas relacionadas à AIDS em 2024.
No Brasil, a campanha Dezembro Vermelho mobiliza Estados, municípios e a sociedade civil para ampliar a testagem, o tratamento, a prevenção (inclusive com a “prevenção combinada”) e a garantia dos direitos de pessoas vivendo com HIV, especialmente em um mês tão simbólico.

A prevenção combinada é uma abordagem moderna e eficaz que amplia as estratégias além do uso de preservativos. Ela associa diferentes métodos, como o uso consistente de preservativos, testagem regular, acesso ao tratamento imediato, educação em saúde, redução de danos, entre outras ações. Esta estratégia é considerada essencial para uma resposta eficaz à epidemia, adaptando-se a diferentes estilos de vida e necessidades.
A testagem rápida é um pilar dessa prevenção, permitindo o diagnóstico precoce, que potencializa o acesso ao tratamento e, consequentemente, reduz a transmissão do vírus.
A Secretaria de Saúde reforça o convite a toda a população para se informar e prevenir-se. A mobilização local, por meio de campanhas como a realizada, cria visibilidade, ajuda a quebrar preconceitos e reforça que ninguém está sozinho na luta contra o HIV/AIDS. Procure o SAE/CTA ou sua UBS para mais informações e para realizar a testagem.
.jpeg)
Matheus Machado - Secretaria de Saúde
.
.
.
.