.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Período chuvoso demanda mais cuidados com acúmulo de água
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista divulgou hoje o novo boletim da dengue no município. Desde o início do ano, foram registrados 486 casos positivos e um óbito pela doença, com 1.603 notificações e 1036 casos já descartados. Embora o cenário atual esteja mais controlado que o ano passado – quando em maio já se registravam 491 casos – os cuidados com o Aedes aegypti e com a saúde continuam sendo essenciais, ainda mais com a volta do período chuvoso.
A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito. Dedique 10 minutos por semana para checar sua casa e quintal:
Evite Água Parada: Tampe caixas d'água, tonéis e outros reservatórios. Mantenha garrafas e baldes vazios com a boca para baixo.
Limpeza Constante: Limpe regularmente calhas e lajes para evitar acúmulo de água.
Atenção aos Vasos: Coloque areia nos pratos de vasos de plantas para que a água seja absorvida.
Descarte Consciente: Guarde pneus em locais cobertos ou os descarte corretamente. Amarre bem os sacos de lixo e não jogue lixo em terrenos baldios.
Proteção Pessoal: Use repelente e, sempre que possível, utilize roupas que cubram a maior parte do corpo. Instale telas em janelas e portas.
A dengue é uma doença que exige atenção e hidratação. Ao notar os seguintes sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima:
Febre alta (acima de 38.5ºC);
Dores intensas no corpo, nas articulações e atrás dos olhos;
Dor de cabeça e mal-estar;
Manchas vermelhas na pele.
É fundamental não se automedicar. Remédios com ácido acetilsalicílico, como a Aspirina, podem aumentar o risco de hemorragias. Em caso de dor no corpo, a orientação é tomar dipirona ou paracetamol.
A Secretaria de Saúde reforça que a colaboração de cada morador é crucial para manter os índices da doença baixos e garantir a saúde de toda a comunidade.
Matheus Machado - Secretaria de Saúde
.
.
.
.