.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Em 2024, 86 pessoas sofreram acidentes com escorpiões no município, incluindo 8 crianças
A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio da Vigilância em Saúde, faz um alerta urgente à população sobre a proliferação de escorpiões e a necessidade de medidas preventivas rigorosas.
No ano de 2024, o município registrou 86 acidentes com escorpiões, sendo que 8 crianças com idade até 12 anos foram vítimas, o grupo mais vulnerável a riscos fatais.
Importante: Em caso de acidente com escorpião, a vítima deve ser encaminhada imediatamente ao Pronto Socorro de Paraguaçu Paulista. O município é ponto de referência e possui o soro antiescorpiônico disponível, caso seu uso seja necessário.
A espécie que predomina em Paraguaçu Paulista é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus). O veneno é neurotóxico, agindo no sistema nervoso e representando sérios riscos à saúde, podendo ser fatal.
O perigo aumenta porque os escorpiões:
Buscam Abrigo: Saem de seus esconderijos à procura de refúgio e lugar seco, aparecendo dentro das casas.
Reprodução Rápida: Esta espécie se reproduz sem precisar de macho e se adapta com facilidade ao ambiente urbano.
Alimento: A principal fonte de alimento são as baratas, por isso, o controle de pragas é fundamental.
A situação reflete um cenário nacional: um estudo da Unesp indicou que os acidentes com escorpiões aumentaram 250% na última década.
O controle da proliferação depende diretamente das ações de limpeza e vedação das residências. A Vigilância em Saúde recomenda as seguintes medidas preventivas:
Vedar Entradas: Utilize soleiras nas portas e janelas, e telas em ralos do chão, pias e tanques.
Reparos: Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e a parede. Conserte rodapés despregados.
Posicionamento de Móveis: Afaste camas e berços das paredes. Evite que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão. Não pendure roupas nas paredes.
Lixo: Acondicione o lixo domiciliar em sacos plásticos ou recipientes bem fechados para evitar baratas e outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.
Controle de Baratas: O combate à proliferação de baratas deve ser constante, já que os escorpiões se alimentam delas. Se utilizar pesticidas, prefira formulações do tipo gel ou pó, e o serviço deve ser executado, preferencialmente, por empresas especializadas.
Jardins e Quintais: Mantenha jardins e quintais limpos. Evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção. Mantenha a grama aparada.
Roupas e Sapatos: Sacudir e examinar roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder e picar ao serem comprimidos contra o corpo.
Cuidado com as Mãos: Evite colocar as mãos sem luvas em buracos, sob pedras, troncos podres e em dormentes. Use calçados e luvas de raspas de couro nas tarefas de limpeza em jardins e quintais.
Inimigos Naturais: Preserve os inimigos naturais de escorpiões, como aves de hábitos noturnos (coruja), lagartos e sapos.
Com escorpião não se brinca! Previna-se e proteja sua família!
Matheus Machado - Secretaria de Saúde
.
.
.
.