Saúde - Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

Profissionais de Saúde de Paraguaçu Paulista são destaque no Programa Previne Brasil

Nota que utiliza indicadores de qualidade subiu de 4,74 em 2020 para 9,0 em 2023.

Profissionais de saúde de Paraguaçu Paulista receberam na última semana reconhecimento da gestão municipal pelo ótimo desempenho no Programa Previne Brasil. Dentre tantos fatores, um dos principais foram por melhorias em indicadores de saúde e por ter elevado a nota da cidade de 4,74 em 2020 para 9,0 em 2023.
Entre os profissionais de destaque estão as equipes de odontologia, que obtiveram ótima colocação no ranking federal.
O programa Previne Brasil tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

São avaliados indicadores atrelados a qualidade do serviço prestado, como:
1 – Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira consulta até a 12ª semana de gestação;
2 – Proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV;
3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4 – Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;
5 – Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada;
6 – Proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
7 – Proporção de pessoas com diabetes com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre;

Esse trabalho está sendo liderado pela Coordenadora e Enfermeira Deise Pereira Ramalho da Silva e conta com apoio de todos servidores da Saúde.
As equipes de Paraguaçu Paulista que tiraram as melhores notas no total dos indicadores foram:
1º lugar - ESF Fercon: Enfermeira Thaise Ramos Vieira
2º lugar - ESF Barra Funda VII Enfermeira Verena Katriana de Nobrega
3º lugar - ESF Vila Nova III Enfermeira Flávia Cardoso Nardo Imbriani
Já nos atendimentos odontológicos, liderados pelo Coordenador e dentista Gianni di Schiavi, se destacaram as unidades:
1º lugar - ESF Jardim das Oliveiras: Dentista Isabela Rogerio de Paiva e Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) Maria José de Souza
2º lugar - ESF Fercon: Dentista Fernando Imbriani e Auxiliar de Saúde Bucal Rosilda da Silva Leme
3º lugar - ESF Vila Nova III: Dentista Monica de Noronha e Auxiliar de Saúde Bucal Denise Cristina Ferreira
“Agradecemos o empenho de todos junto à população que recebe um atendimento de qualidade”, destacou o diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista